Superiate sustentável ligado a Bill Gates. Foto: Adobe Stock
Um superiate de luxo, movido a hidrogênio e considerado o mais sustentável do mundo, está prestes a estrear no mercado e seu preço impressiona. Chamado Breakthrough, o megaiate de 119 metros de comprimento será exibido pela primeira vez no prestigiado Monaco Yacht Show, em setembro.
Projetado para operar com emissão quase zero de poluentes, o Breakthrough é o primeiro iate do mundo movido inteiramente por hidrogênio líquido — armazenado a impressionantes – 253 °C em tanques criogênicos — o iate gera eletricidade por meio de células de combustível, sem emitir poluentes ou ruídos.
Além disso, o superiate de luxo oferece comodidades dignas de um resort cinco estrelas: piscina de borda infinita, cinema, heliponto, hospital privativo, quadra de basquete e uma residência de quatro andares a bordo.
De acordo com a Forbes, alguns rumores do setor náutico apontam que o bilionário Bill Gates está por trás do projeto, o que reforça ainda mais o prestígio da embarcação. A reportagem do New York Post reforça a teoria.
Quanto custa o superiate sustentável ligado a Bill Gates?
Apesar de nunca ter sido oficialmente confirmada, a embarcação tem sido associada ao fundador da Microsoft, com um pedido claro: criar o iate mais sustentável e tecnologicamente avançado do mundo.
Com o valor estimado em US$ 645 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões), a embarcação une engenharia de ponta, inovação ambiental e um nível de sofisticação raramente visto nos mares. Construído pela renomada construtora naval holandesa Feadship, o superiate Breakthrough levou cinco anos para ser desenvolvido.