

A Receita Federal deu início ao envio de cartas a quase 400 mil contribuintes em todo o Brasil cujas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF2025) foram retidas na malha fina.
Publicidade
A Receita Federal deu início ao envio de cartas a quase 400 mil contribuintes em todo o Brasil cujas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF2025) foram retidas na malha fina.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O objetivo dessa iniciativa é incentivar que o contribuinte faça sua autorregularização antes de sofrer determinadas ações fiscais. A ação faz parte do chamado Projeto Cartas 2025 e busca prevenir multas e processos.
Segundo a Receita Federal, quando uma declaração cai na malha fina, isso indica que o sistema da Receita identificou inconsistências ou divergências entre dados declarados e informações fornecidas por terceiros, como instituições financeiras ou empregadores. Nesses casos, a declaração passa por uma análise mais aprofundada para verificar se há erro intencional ou simples omissão de valores, o que exige atenção do contribuinte.
O contribuinte não precisa se deslocar até uma unidade da Receita para checar sua situação, conforme nota da Receita Federal. Basta acessar o serviço “Meu Imposto de Renda” dentro do portal e‑CAC ou usar o aplicativo oficial da Receita Federal (disponível para Android e iOS). Por lá, é possível consultar, de forma totalmente digital, se sua declaração possui pendências ou questionamentos no sistema.
Para usar o serviço “Meu Imposto de Renda” e visualizar pendências de malha fina, é necessário que o contribuinte tenha uma conta no Gov.br, com nível de segurança prata ou ouro. Isso garante que o acesso às informações fiscais seja feito com segurança, autenticando adequadamente a identidade do usuário. Depois de logado, basta localizar o menu “Pendências de Malha”.
Ao identificar que existe um erro ou falta de informação na declaração, o contribuinte pode apresentar uma declaração retificadora com os dados corretos. É essencial checar minuciosamente valores, documentos e recibos que comprovem o que foi informado.
As cartas estão sendo enviadas em lotes semanais até o dia 18 de outubro, portanto, quem regulariza o Imposto de Renda antes de receber uma notificação formal evita sanções adicionais e desgaste com fiscalizações futuras.
Publicidade
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador