As ações são um exemplo clássico de investimento em renda variável, a principal característica deste ativo é a imprevisibilidade dos retornos. Apesar disso, esse tipo de investimento continua sendo atrativo pela possibilidade de retornos financeiros superiores, especialmente no médio e longo prazo.
Leia também
Esse exemplo de investimento nada mais é do que uma fatia de uma empresa negociada na bolsa de valores. Quando uma empresa decide abrir seu capital, ela permite que investidores comprem essas frações – mais chamadas de ações- e, assim, se tornem sócios da companhia.
Conforme o blog Genial Investimentos, existem três tipos de ações: as ordinárias, preferenciais e os Units.
- Ações Ordinárias (ON): O investidor tem direito a voto nas assembleias da empresa e participação nos lucros;
- Ações Preferenciais (PN): O investidor não tem direito a voto, mas garante prioridade na distribuição de dividendos e no reembolso de capital em caso de liquidação da empresa;
- Units: São pacotes de ativos compostos por uma combinação de ações ordinárias e preferenciais, assim, combinando os benefícios de ambos os tipos de ações.
Segundo o Bora Investir da B3, a busca por “como comprar ações” aumentou 72% entre janeiro e março de 2022. Mas afinal, como se tornar acionista de uma empresa de capital aberto?
Confira o passo a passo para comprar uma ação
1- Abra uma conta em uma corretora de confiança
O primeiro passo é escolher uma corretora registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A corretora será responsável por intermediar suas compras e vendas de ações.
Publicidade
Verifique os selos de qualificação da corretora, como o Certifica B3 e a habilitação no Tesouro Direto, para garantir que a instituição é confiável.
2- Entenda como funciona o home broker
O home broker é uma plataforma digital oferecida pelas corretoras que permite a compra e venda de ações pela internet.
3- Escolha a melhor estratégia
Defina sua estratégia de compra e venda de ações, levando em consideração seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.
4- Escolha as ações e comece a investir!
Agora é o momento de escolher as ações nas quais você deseja investir. Você pode adotar um método de análise, usando a análise técnica de especialistas ou fundamentalista, e tomar suas próprias decisões.
Dicas para investir em ações
- Acompanhe o book de ofertas diariamente
O book de ofertas mostra as ordens de compra e venda que estão sendo feitas no mercado em tempo real. Acompanhe essas ofertas para entender a movimentação dos preços e identificar boas oportunidades de compra e venda.
- Sempre analise sua nota de corretagem
Após realizar uma transação, a corretora emite uma nota de corretagem detalhando todas as operações feitas, incluindo taxas e impostos. Análise está nota para garantir que todas as informações estão corretas e que você está ciente dos custos envolvidos.
- Diversifique sua carteira
Além disso, diversificar a carteira de ações também é uma prática recomendada para mitigar riscos. Existem diferentes estratégias de investimento em ações, desde a compra para o longo prazo até operações de curto prazo, como o day trade.
Em suma, comprar ações pode parecer desafiador no início, mas com o conhecimento e as ferramentas corretas, você pode se tornar um investidor de sucesso.
Mas, como todo investimento em renda variável, investir em ações tem alto nível de risco, devido à volatilidade dos preços e a falta de garantias de retorno. Isso porque o valor dos ativos pode subir ou descer conforme as condições econômicas, políticas e sociais.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade