A Starlink, empresa de satélites de Elon Musk, está dando um grande passo ao começar a oferecer conexão de internet para celulares nos Estados Unidos. A tecnologia batizada de Direct to Cell promete levar acesso à internet a regiões remotas, onde atualmente é impossível obter conexão por meios convencionais.
Leia também
De acordo com informações do Estadão, inicialmente, o serviço permitirá apenas o envio de mensagens de texto, mas a expectativa é que, no futuro, ele também irá suportar chamadas de voz e áudios.
O diferencial da conexão é que não irá utilizar torres terrestres ou terminais da Starlink já usados pelos clientes. Em vez disso, os dados serão enviados e recebidos diretamente pelos satélites da empresa para os smartphones.
Publicidade
A tecnologia Direct to Cell já foi testada com sucesso em situações de emergência, como por exemplo, durante o furacão Helene nos EUA. Recentemente, o programa recebeu aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) e opera em parceria com operadoras de telefonia móvel, como a T-Mobile.
Qual o preço da internet para celulares da Starlink?
A T-Mobile ainda não lançou os valores oficiais para o Direct to Cell. Mas, à título de comparação, os demais planos Starlink, um plano para celular deve custar menos de 150 dólares (valor do plano residencial da empresa).
Posso contratar a internet para celulares da Starlink no Brasil?
Ainda conforme a matéria, apesar das novidades nos Estados Unidos, ainda não há informações sobre a chegada do serviço Direct to Cell da Starlink ao Brasil.
Colaborou: Renata Duque.