Imagine que você acabou de fazer uma transferência via Pix e percebeu um erro, seja por ter enviado o valor para a conta errada ou pelo valor incorreto. Nesse momento bate o desespero e a grande dúvida: É possível cancelar essa transferência?
Leia também
Embora as transferências feitas por Pix sejam operações normalmente irreversíveis. De acordo com o blog da BV, existem algumas estratégias que podem ajudar na recuperação do valor. Se a transação ocorreu recentemente ou se há indícios de fraude, existem duas alternativas para tentar recuperar o dinheiro:
- Contato com o destinatário: caso o destinatário seja conhecido, a forma mais prática de recuperação é entrar em contato diretamente e solicitar a devolução;
- Solicitação ao banco: se o destinatário não for conhecido ou a devolução não for feita voluntariamente, você pode solicitar ao banco que entre em contato com a outra parte. Em alguns casos, o banco pode ajudar a intermediar a devolução. Para valores altos ou situações de fraude, pode ser necessário recorrer a processos judiciais.
Além disso, em casos de fraude ou golpe, alguns bancos permitem solicitar o reembolso através do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é específico para o sistema Pix. Esta solicitação exige evidências de fraude. No entanto, o reembolso depende de uma análise do banco e não é garantido.
O truque que poucos conhecem para recuperar seu dinheiro
Poucos conhecem essa técnica, mas fazer um Pix agendado pode ser uma ótima maneira de proteger seu dinheiro. Isso porque a ferramenta permite agendar a transferência para uma data futura, sendo possível realizar o cancelamento da transição de maneira simples antes que ela aconteça.
Para isso, basta acessar o aplicativo ou site do banco e localizar a opção de cancelamento na seção de transferências agendadas. O recurso permite que o cliente cancele a transação até o dia anterior ao agendamento.
3 dicas para evitar erros em transferências
- Revise os dados do destinatário: Verifique o nome, CPF ou CNPJ, e os números das contas e chaves antes de confirmar a transação;
- Confirme os valores: Garanta que o valor esteja correto e corresponda ao acordado com o destinatário;
- Evite transferências para contas desconhecidas: Especialmente em caso de compras ou transações com pessoas desconhecidas, prefira métodos de pagamento mais seguros.
Vale destacar que em caso de erros durante a transferência via Pix, agir rapidamente pode aumentar as chances de recuperar o valor.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.