Publicidade

Últimas notícias

“Qualquer vazamento no PIX será comunicado, não importa quantidade de chaves”, diz Campos Neto

O presidente do BC minimizou o vazamento de nomes e CPFs de usuários do PIX registrados recentemente

“Qualquer vazamento no PIX será comunicado, não importa quantidade de chaves”, diz Campos Neto
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou há pouco a opção pela transparência da instituição em relação à comunicação de vazamentos de dados de clientes do setor financeiro que são usuários do Pix, a plataforma de pagamento instantâneo, lançada pela autoridade monetária e que ganhou grande adesão dos brasileiros. “Qualquer tipo de vazamento no PIX será comunicado, não importando a quantidade de chaves”, garantiu.

Ele disse que isso ocorreria mesmo se fosse o caso de abertura de informações de casos com 2 mil dados, o que é um quadro pequeno em termos do volume total. “Vamos anunciar qualquer tipo de vazamento, de qualquer dado”, afirmou.

Campos Neto minimizou o vazamento de nomes e CPFs de usuários do PIX registrados recentemente. Segundo ele, estes dados não são sensíveis, estavam estampados nos cheques que eram usados no passado e que o próprio cidadão costuma fornecer o CPF em estabelecimentos em que faz compras – isso ocorre em alguns Estados em que o contribuinte conta com descontos fiscais por meio de suas compras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Vazamentos acontecem, não tenho como prometer vazamento zero”, afirmou, durante palestra sobre cenário econômico promovida pelo Canal Agro+. Ele acrescentou que não tinha a intenção de banalizar os vazamentos e relatou que o BC tem investigado todas as falhas vistas no sistema. “Estudamos medidas mais enérgicas sobre vazamentos”, disse, enfatizando que nenhum vazamento, no entanto, ocorreu por meio do Banco Central.

O presidente do BC disse ainda que, em países da Europa, por exemplo, esse tipo de vazamento não teria sido comunicado e garantiu que nenhuma pessoa foi afetada em termos financeiros por conta desses vazamentos. Ainda sobre tecnologia, ele comentou sobre o grande interesse de plataformas internacionais conhecidas , muitas delas gigantes em todo o mundo, por oferecer também em sua plataforma um sistema de pagamento instantâneo. Isso se dá, de acordo com Campos Neto, por causa da detenção de todos os tipos de operação: do anúncio, à venda até a parte financeira. “Transações no metaverso têm crescido exponencialmente”, disse.

Web Stories

Ver tudo
<
>