Quem tem direito ao vale-creche de R$ 1.000? (Foto: Adobe Stock)
O programa Vale-Creche, criado pela Prefeitura de Curitiba, busca auxiliar financeiramente famílias com filhos pequenos. O benefício permite o ingresso de bebês e crianças em instituições privadas de ensino escolhidas pelos pais e tem caráter transitório.
O Vale-Creche concede R$ 1.000 para as família e procura custear mensalidades de instituições privadas de forma temporária, enquanto as crianças aguardam vagas na rede municipal. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o benefício é destinado para crianças de zero a três anos.
Quem tem direito?
Para ter direito ao benefício, as crianças devem atender aos seguintes requisitos:
Ter entre 0 e 3 anos de idade;
Serem residente em Curitiba;
Sua família deve ter renda de até 3 salários mínimos;
Estar na fila de espera no Cadastro Online por vagas nas unidades do município de Curitiba.
O dinheiro concedido deve ser usado apenas para custear a creche. Caso o valor da mensalidade da creche seja maior que a do benefício, a família deverá completá-lo. Se ele for menor, o vale deverá ser do valor exato.
Como o benefício será enviado para a família?
O Vale-Creche será enviado para família por meio de Pix ou cartão exclusivo. O pagamento à instituição escolhida deve ser feita pelos pais ou pelos responsáveis legais. A prestação de contas deve ser realizada com o envio da Nota Fiscal todos os meses, comprovante de matrícula ou declaração de presença da criança na instituição.