Ao longo de sua renomada carreira no mundo dos investimentos, Warren Buffett se consolidou como um dos maiores investidores da história, acumulando uma fortuna estimada em mais de US$ 130 bilhões.
Leia também
Assim como mostramos nesta reportagem, sua filosofia de investimento se baseia em princípios simples, porém eficazes, que podem ser aplicados por qualquer pessoa que busca alcançar o sucesso financeiro. Neste artigo, exploraremos três das principais lições de Warren Buffett para investir melhor:
1. Conheça as empresas que você quer investir
Publicidade
Uma das estratégias fundamentais do bilionário é a compreensão profunda das empresas em que investe. Assim, antes de se aventurar em qualquer aporte, Buffett dedica um tempo para desvendar os modelos de negócios, analisar os balanços financeiros e mapear a reputação da marca no mercado.
Ao contrário do que muitos imaginam, o sucesso nos investimentos não se resume a sorte, intuição ou palpites. Buffett enfatiza que o conhecimento sólido é a chave para uma navegação segura nesse mar de possibilidades. O maior risco que um investidor corre, segundo ele, é agir sem pleno domínio do que está fazendo.
2. Não ligue para o que os outros pensam
Além das possibilidades de investimento, Warren Buffett também distingue dois tipos de investidores: aqueles que se guiam por um “placar externo”, preocupados com a opinião alheia sobre suas decisões, e os que seguem um “placar interno”.
Publicidade
Para Buffett, os investidores de maior sucesso são aqueles que seguem seu próprio placar interno, orientados por sua filosofia de investimento, sem se deixarem influenciar pela visão do mercado. Ele recomenda manter o foco em seus próprios objetivos e estratégias, evitando comparações constantes com os demais.
3. Erros acontecem
No mundo dos investimentos, os erros são inevitáveis. Warren Buffett é famoso por enfrentar tanto os sucessos quanto as falhas com tranquilidade. Assim, outra dica importante é: reconheça que os erros são parte do processo e use essas lições para melhorar suas estratégias de investimento.
Colaborou: Gabrielly Bento.