Publicidade

Radar da Imprensa

Warren Buffett: conheça a história do bilionário famoso por “prever o futuro”

Um ícone do mundo financeiro, Buffett é CEO da gigante Berkshire Hathaway

Warren Buffett: conheça a história do bilionário famoso por “prever o futuro”
O mega investidor Warren Buffett. Foto: Bruno Capelas/Estadão

Se você está minimamente inserido no mundo dos investimentos, certamente já ouviu falar em Warren Buffett, um dos investidores mais conhecidos no cenário financeiro atual, ou em sua companhia, a Berkshire Hathaway. No entanto, sabe o que fez o bilionário chegar a tal patamar? Conheça sua história abaixo.

Nascido em 1930 e reconhecido como um dos maiores investidores de todos os tempos, Buffett é o principal acionista, presidente do conselho e CEO da Berkshire Hathaway, empresa multinacional americana de conglomerado e holding, sediada em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos. A holding é conhecida como um império empresarial, por suas ações cotadas na bolsa de Nova York (NYSE) e por fazer parte do prestigiado índice S&P500.

Assim como explicamos nesta matéria do E-Investidor, conhecido como “mago” e “oráculo”, o titã americano, que nasceu na mesma cidade onde fica a sede de sua empresa, ganhou tanta credibilidade por ter a habilidade de “prever o futuro” ao investir em empresas que se tornam líderes em seus diferentes setores. Por conta disso, aos seus 93 anos, Buffett acumula uma fortuna estimada em aproximadamente US$ 132 bilhões.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Para chegar neste nível de sucesso, o bilionário iniciou sua história no ramo de negócios e investimento ainda jovem. Aos 11 anos, fez seu primeiro investimento em ações, comprando três ações da Cities Service Preferred.

Nesta reportagem, mostramos também que o bilionário passou a ser visto como um maestro da estratégia, isso por conta de sua calma em momentos de pressão e capacidade de nadar contra a corrente quando o mercado se agita em pânico. “Lembre-se que o mercado de ações é um maníaco depressivo” afirma uma de suas icônicas frases.

Além de “prever o futuro”, um dos fatores principais para o sucesso de Buffet está em sua capacidade de detectar empresas subvalorizadas. Ele procura negócios cujo valor intrínseco seja superior ao seu valor de mercado atual. Ao identificar tais oportunidades, ele investe nelas e aguarda que o mercado reconheça seu verdadeiro valor com o tempo.

Em 2023, explicamos que um exemplo emblemático disso foi a sua ousada aposta na Coca-Cola, em 1988. Naquela época, a gigante das bebidas passava por dificuldades e vivia com um momento de incerteza no futuro. Mas Buffett, com sua visão aguçada, enxergou além das dificuldades momentâneas e identificou a força da marca Coca-Cola, já que a empresa se transformou em uma das mais valiosas globalmente.

Outro bom exemplo de seu senso potente em empresas de sucesso, foi quando, em 2016, a Apple enfrentava um período turbulento de três trimestres consecutivos com queda na receita devido à desaceleração nas vendas do iPhone e o investidor viu a oportunidade perfeita para investir.

Publicidade

Na época, a empresa lançava o iPhone 7, modelo que não alcançou o sucesso esperado. No entanto, a visão de longo prazo de Buffett provou ser certeira: desde então, as ações da Apple dispararam mais de 500%, consolidando a empresa como uma das mais valiosas do mundo.

Por fim, para entender o que o bilionário representa no mundo dos investimentos, vale citar mais um de seus conselhos icônicos: nunca aposte contra os Estados Unidos. Segundo ele, independentemente das crises, a história recente das últimas décadas demonstra a capacidade de recuperação do país em diferentes cenários.

Colaborou: Gabrielly Bento.

Web Stories

Ver tudo
<
>