Últimas notícias

Fed: juros ficarão inalterados até que alcancemos máximo emprego

(Estadão Conteúdo) – No comunicado em que anuncia decisão de política monetária, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) informou que pretende deixar a taxa básica de juros inalterada até que sejam alcançados os objetivos de máximo emprego e inflação a 2% no longo prazo. A autoridade monetária reforçou a orientação de permitir que o índice de preços fique acima da meta por um tempo, para compensar os períodos em que ficou deprimido.

“O Comitê espera manter uma postura acomodatícia da política monetária até que esses resultados sejam alcançados”, destacou. O Fed acrescentou que seguirá monitorando os dados econômicos para avaliar os riscos impostos pela pandemia. Também voltou a garantir que usará todos os instrumentos necessários para apoiar a economia. “As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões e expectativas inflacionárias e desenvolvimentos financeiros e internacionais”, ressalta.

A instituição salientou ainda que a trajetória da atividade econômica dependerá da evolução do coronavírus. Segundo o Fed, houve uma melhora nas condições nos últimos meses, mas ainda longe de voltar aos níveis pré-crise. “A demanda mais fraca e os preços do petróleo significativamente mais baixos estão mantendo a inflação dos preços ao consumidor”, analisa.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos