Últimas notícias

Governo planeja IPO de banco digital da Caixa criado após crise, indica Guedes

(Reuters) – O governo planeja listar na bolsa o braço digital criado para distribuir o auxílio emergencial, indicou nesta terça-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes. A oferta inicial de ações (IPO) será do Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica Federal para movimentação de benefícios, disse à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto.

Autoridades do governo já têm tratado da operação com o Banco Central, acrescentou a fonte. A ideia é que o Caixa Tem se torne uma subsidiária independente, com mais produtos. No mês passado, a Caixa já havia divulgado que pretendia expandir as operações do Caixa Tem para incluir funcionalidades como a oferta de microcrédito, seguros e cartões.

O auxílio emergencial, principal investida do governo para enfrentar a pandemia da Covid-19, tem sido pago exclusivamente pela Caixa desde abril. Com duração até dezembro, ele implicará um gasto total para a União de 321,8 bilhões de reais. “Nós digitalizamos 64 milhões de pessoas. Quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas? Pessoas de baixa renda, bancarizadas pela primeiríssima vez, então elas vão ser leais pelos restos de suas vidas”, disse Guedes na Milken Institute Global Conference.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

“Estamos planejando um IPO desse banco digital que nós produzimos em menos de seis meses”, completou o ministro.