Nesta sexta-feira (15), celebra-se a Proclamação da República, um feriado nacional conforme definido pelo Senado Federal. Como uma data comemorativa oficial, o feriado é reconhecido em todo o País, resultando na suspensão de atividades comerciais e governamentais, incluindo o fechamento de bancos e da Bolsa de Valores brasileira (B3).
Leia também
De acordo com o calendário da B3, amanhã não ocorrerá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs (fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) de renda fixa e derivativos listados, além do mercado de empréstimo de ativos.
Também não haverá registro de operações em títulos do agronegócio nem movimentação de garantias e compensação de operações na Câmara B3, bem como movimentações na Central Depositária de Renda Variável e negociações no mercado de câmbio pronto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para o Tesouro Direto, a negociação e a confirmação de investimentos também estarão suspensas. E, na Câmara de Câmbio B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação de operações.
Fechamento dos bancos e outros serviços no feriado
Com relação aos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial nas agências bancárias. A orientação é que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos, para a realizar transferências e pagamentos de contas. Além disso, carnês e contas de consumo, como as de água, energia e telefone, que vencem em feriados, podem ser pagos no dia útil seguinte sem acréscimo de juros ou multas.
Vale ressaltar que, além de bancos e da Bolsa, diversos serviços costumam alterar o funcionamento em feriados nacionais. Órgãos públicos federais, estaduais e municipais também interrompem as atividades, incluindo prefeituras, secretarias e outras repartições administrativas, como instituições de defesa de direitos, Procons e demais órgãos de atendimento ao cidadão. Varas e tribunais fecham, e os prazos judiciais são suspensos para o próximo dia útil, que seria segunda-feira (18). Ainda, as casas lotéricas fecham em feriados nacionais, com algumas exceções locais.