Últimas notícias

57% de investidores institucionais acham que bitcoin subirá com guerra

A enquete foi feita com clientes da OSL, público que inclui fundos e grandes players em diversos países

57% de investidores institucionais acham que bitcoin subirá com guerra
O mundo cripto conta com milhares de ativos, com diferentes características técnicas e financeiras. Fonte: Shutterstock/Volodymyr Rozumii/Reprodução

A maioria dos investidores institucionais do mercado cripto acredita que o preço do bitcoin deve subir em caso de piora do conflito geopolítico internacional desencadeado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Em pesquisa da plataforma OSL, 57% dos entrevistados apontou que o ativo vai ser acessado como um porto seguro. O restante (43%) espera que a moeda se comporte como um ativo de risco e acompanhe uma eventual queda no mercado acionário.

Guilherme Rebane, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da OSL para o Brasil, aponta que “quando observado em um horizonte de tempo maior, o bitcoin é conhecido por sua descorrelação ao mercado”. Ele destaca, porém, que em intervalos menores o comportamento da moeda digital pode seguir outros ativos. A queda recente das empresas de tecnologia e o movimento do mercado acionário em março de 2020, na eclosão da pandemia, são exemplos, cita Rebane.

A enquete foi feita com clientes da OSL, público institucional que inclui fundos e grandes players do setor em diversos países da América, incluindo o Brasil. A empresa é especializada em negociação de ativos digitais e software como serviço (SAAS) na área cripto e tem a Hashdex e a QR Asset entre os clientes brasileiros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Desde 24 de fevereiro, quando começou o conflito entre Rússia e Ucrânia, o bitcoin teve alta de mais de 37%. No dia em que houve a invasão russa, a criptomoeda chegou a cair mais de 11%. No dia seguinte, a valorização atingiu 16%. “Cabe aos participantes do mercado definir em quais momentos e quais crises as propriedades do bitcoin irão favorecê-los”, afirma o texto.