Mais sete capitais terão o 5G de 3,5 gigahertz (GHz), também conhecido como 5G puro, ativados a partir desta segunda-feira (19). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras (Claro, TIM e Vivo) devem ativar pelo menos 8 estações em Aracaju, 5 em Boavista, 11 em Campo Grande, 8 em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.
A decisão foi sancionada na última quarta-feira (14) pelo Grupo de Fiscalização da Anatel sobre Implementação de Soluções para Problemas de Interferência (Gaispi). O acesso 5G puro já está disponível em 22 capitais. Apenas cinco do Norte ainda não possuem a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.
De acordo com o cronograma oficial da Anatel, estarão habilitadas todas as capitais até o dia 27 de novembro. O edital de licitação prevê que seja ativada uma antena 5G por cada 100.000 habitantes. No entanto, a data pode ser antecipada caso os operadores consigam concluir a instalação das antenas e filtros antes desse prazo. Ainda conforme o cronograma da Anatel, no mercado interno os sinais 5G puros serão ativados gradativamente até 2029.
Para acessar a internet móvel 5G pura os usuários precisam ter um telefone que suporte a tecnologia. A maioria dos dispositivos mais recentes tem o 5G já habilitado. Também deve estar dentro de um bairro coberto por um sinal 5G que funcione inicialmente em uma área escolhida pela companhia telefônica.