Últimas notícias

Anatel libera telefonia 5G em mais 7 capitais a partir de hoje

Com esse avanço, agora são 22 capitais com a nova tecnologia

Anatel libera telefonia 5G em mais 7 capitais a partir de hoje
Foto: Envato Elements
  • A partir desta segunda-feira (19) mais 7 capitais terão o 5G de 3,5 gigahertz
  • Ao todo, o acesso 5G puro já está disponível em 22 capitais
  • Apenas 5 capitais do Norte ainda não possuem a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém

Mais sete capitais terão o 5G de 3,5 gigahertz (GHz), também conhecido como 5G puro, ativados a partir desta segunda-feira (19). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras (Claro, TIM e Vivo) devem ativar pelo menos 8 estações em Aracaju, 5 em Boavista, 11 em Campo Grande, 8 em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

A decisão foi sancionada na última quarta-feira (14) pelo Grupo de Fiscalização da Anatel sobre Implementação de Soluções para Problemas de Interferência (Gaispi). O acesso 5G puro já está disponível em 22 capitais. Apenas cinco do Norte ainda não possuem a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.

De acordo com o cronograma oficial da Anatel, estarão habilitadas todas as capitais até o dia 27 de novembro. O edital de licitação prevê que seja ativada uma antena 5G por cada 100.000 habitantes. No entanto, a data pode ser antecipada caso os operadores consigam concluir a instalação das antenas e filtros antes desse prazo. Ainda conforme o cronograma da Anatel, no mercado interno os sinais 5G puros serão ativados gradativamente até 2029.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como acessar essa tecnologia?

Para acessar a internet móvel 5G pura os usuários precisam ter um telefone que suporte a tecnologia. A maioria dos dispositivos mais recentes tem o 5G já habilitado. Também deve estar dentro de um bairro coberto por um sinal 5G que funcione inicialmente em uma área escolhida pela companhia telefônica.

*Com informações da Agência Brasil

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos