Na última semana, entre os dias 19 e 25 de junho, aconteceu um dos maiores eventos da indústria da aviação, o Paris Air Show, que era bastante esperado pelo mercado. No evento, analistas destacaram principalmente uma visão positiva para a Embraer (EMBR3).
Leia também
O número de pedidos reportado pela companhia foi mais fraco do que o esperado e decepcionou os investidores, mas alguns analistas viram pontos positivos no evento, como o retorno da empresa à China e o crescente interesse em sua unidade de aeronaves elétricas
De acordo com a Reuters, a demanda reduzida fez com que as ações da empresa caíssem cerca de 18% em uma semana, revertendo o ganho de 11% visto nos dias que antecederam o evento, quando participantes do mercado pareciam animados com as perspectivas de novos negócios.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, investidores ficaram especialmente desapontados com a falta de pedidos advindos do crescente mercado indiano, responsável por uma encomenda recorde de 500 aviões da Airbus e também por novos pedidos de jatos Boeing.
Como terceira maior fabricante de aviões do mundo depois da Airbus e da Boeing, a empresa brasileira conquistou apenas 13 novas encomendas de jatos comerciais no Paris Air Show, ficando abaixo das estimativas do mercado e dos níveis de anos anteriores.
Em 2019, a Embraer recebeu 74 novos pedidos no Le Bourget e em 2022, a empresa fechou 28 novas encomendas em Farnborough. Além do desempenho ficar abaixo do previsto pelo mercado, os analistas do JPMorgan recomendaram investimento na companhia, prevendo que ela poderia receber pelo menos 30 pedidos.
Ainda assim, vários analistas permanecem otimistas com a empresa brasileira. Além do retorno da Embraer à China e o crescente interesse em sua unidade de aeronaves elétricas, também foi citado que a recuperação no setor de viagens no pós-pandemia segue impulsionando a entrada de dinheiro no setor.
Publicidade
Apesar do ritmo lento em geral dos negócios no Paris Air Show, analistas da Zacks ainda os consideraram “lucrativos”, “ressaltando a confiabilidade e eficiência” da Embraer, que tem ações que ainda acumulam alta de 20% até agora este ano, e alguns analistas acreditam que o “upside” permanece.