As ações da Natura (NTCO3) disparam 5,85% nesta terça-feira (6), às 11h35, cotadas a R$ 17. O Ibovespa, por sua vez, avança 1,23%, aos 129.158,99 pontos.
Leia também
O movimento dos papéis foi impulsionado após a companhia divulgar que avalia uma possível separação da Natura&Co Latam e Avon em duas companhias de beleza independentes e de capital aberto, cujo objetivo é gerar ainda mais valor para os acionistas.
O Bradesco BBI, o Citi e a XP destacam que a potencial cisão é consistente com a estratégia de simplificar a companhia e pode destravar valor.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com fato relevante divulgado nesta manhã, a separação tem como objetivo promover o potencial de ambas as empresas, que possuem abrangências geográficas distintas, atendem diferentes consultores de beleza e consumidores e, juntas, oferecem valor limitado de sinergia sob a estrutura atual.
Além disso, a possível separação está em linha com a estratégia de Natura &Co de simplificar sua estrutura corporativa e proporcionar mais autonomia para suas unidades de negócios, após as recentes vendas de Aesop e The Body Shop. A estrutura da possível transação ainda está sendo avaliada, mas, segundo a companhia, espera-se que resulte em duas empresas separadas e independentes, com planos de negócios próprios, governança e equipes de gestão independentes.
No caso de separação, a Natura continuaria operando com ambas as marcas na região e não afetaria a integração das marcas na América Latina. A Avon, por sua vez, se beneficiaria indiretamente das vendas na América Latina por meio de um acordo comercial com a Natura, enquanto continuaria suas operações em outros mercados fora da região.
A empresa acrescenta que a potencial separação também proporcionaria aos acionistas uma maior visibilidade sobre desempenho financeiro, estrutura, perspectivas de crescimento e teses de investimento das respectivas companhias.
Publicidade
Simultaneamente aos estudos, a companhia continua a implementação da estratégia de turnaround – ou seja, reestruturação – da Avon e a integração dos negócios das duas marcas na América Latina.
*Com informações do Broadcast