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BTG: acordo entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) é sem paralelo no setor aéreo brasileiro; banco chama atenção para um ponto

O banco calcula que uma potencial junção entre a Azul e a Gol traria sinergias totais de US$ 500 milhões

BTG: acordo entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) é sem paralelo no setor aéreo brasileiro; banco chama atenção para um ponto
Aeronave da Azul (AZUL4) em aeroporto. (Foto: Adobe Stock)

O BTG Pactual considera que a possível fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) representa um movimento estratégico para consolidar dois dos principais players no mercado de aviação do Brasil, em um acordo “sem paralelo na indústria aérea brasileira”, criando uma plataforma líder com serviços de rede aprimorados tanto no âmbito doméstico quanto internacional.

Em relatório, o banco calcula que uma potencial junção entre a Azul e a Gol traria sinergias totais de US$ 500 milhões, com quase um terço disso sendo capturado 12 meses após o acordo.

“O principal ponto destacado pela gestão é que a receita combinada de ambas as empresas soma algo próximo de US$ 8 bilhões. Eles apresentaram um benchmark de nove outras fusões na indústria aérea, como Azul e Trip e United e Continental”, escrevem os analistas Lucas Marquiori e Fernanda Recchia.

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Eles destacam que o acordo depende da conclusão bem-sucedida da reestruturação do Chapter 11 da Gol, esperada para abril, bem como de aprovações regulatórias e corporativas. “Se acontecer, se tornará um acordo emblemático na indústria aérea brasileira, unindo duas empresas antes consideradas incompatíveis para fusão”, dizem. O banco ressalta que os desafios recentes do setor, como o aumento de alavancagem e pressões cambiais, foram uma “força maior” por trás da vontade de se fundir.

O BTG tem recomendação de venda para os papéis da Gol, com preço-alvo de R$ 1,63, mesmo valor do último fechamento. Já para Azul, a recomendação é neutra, com preço-alvo de R$ 4,41, valor também igual ao fechamento anterior das ações da companhia.