Tempo Real

Americanas (AMER3): Polícia Federal faz operação contra o ex-CEO e ex-diretores

Foi determinado o bloqueio de bens e valores dos ex-diretores, ultrapassando R$ 500 milhões

Americanas (AMER3): Polícia Federal faz operação contra o ex-CEO e ex-diretores
Foto: Felipe Rau/Estadão

A Polícia Federal, em colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), deu início nesta quinta-feira (27) a Operação Disclosure, contra ex-executivos da Americanas (AMER3), incluindo o ex-CEO Miguel Gutierrez.

Em nota, a Polícia Federal informa que no decorrer da operação cerca de 80 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas residências de ex-diretores, localizadas no Rio de Janeiro. O Ministério Público informou que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prestou apoio técnico durante a investigação.

Por ordem da Justiça Federal, foi determinado o bloqueio de bens e valores dos ex-diretores, ultrapassando R$ 500 milhões. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

As investigações levantaram evidências de que os ex-diretores participaram de fraudes contábeis através de operações de risco sacado, o que possibilitou à empresa antecipar pagamentos a fornecedores mediante empréstimos bancários. Também foram detectadas irregularidades em contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), incluindo a contabilização de VPCs que não existiam.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda de acordo com informações do Ministério Público, há evidências que sugerem a ocorrência de crimes como manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, formação de associação criminosa e lavagem de dinheiro.