• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Investigação da B3 pode tirar Americanas (AMER3) do Novo Mercado. Entenda

No Novo Mercado estão empresas que alcançaram um alto nível de transparência e governança corporativa

Por Beatriz Rocha

08/09/2023 | 20:17 Atualização: 08/09/2023 | 20:19

Fachada das Lojas Americanas. (Foto: Tiago Queiroz / Estadão)
Fachada das Lojas Americanas. (Foto: Tiago Queiroz / Estadão)

A B3 mantém uma investigação para apurar eventuais falhas no sistema de gerenciamento de riscos e controle da Americanas (AMER3). O fato veio à tona na esteira de atualizações sobre o andamento dos processos abertos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para analisar o caso da varejista, que divulgou um rombo contábil de mais de R$ 25 bilhões em 2023.

Leia mais:
  • CVM faz uma limpa nos processos sobre Americanas. Veja como ficou
  • Americanas e LTS negam acusação de ex-CEO sobre fraude
  • Veja o que diz o relatório final da CPI da Americanas (AMER3); ações recuam
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Procurada pelo E-Investidor, a empresa informou que o procedimento foi instaurado pela B3 em 31 de março deste ano, contra todos aqueles que integraram sua administração nos últimos anos, não apenas contra os conselheiros de administração e membros do Comitê de Auditoria, mas também contra Miguel Gutierrez e os demais ex-diretores.

Gutierrez foi um dos nomes citados em relatório feito por assessores jurídicos da empresa. O documento, divulgado em junho, apontou fraude cometida pela diretoria anterior da varejista. Os executivos Anna Saicali, José Timótheo de Barros, Márcio Cruz Meirelles, Fábio da Silva Abrate, Flavia Carneiro e Marcelo da Silva Nunes também foram apontados no relatório.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo a Americanas, o procedimento da B3 busca apurar se algum dos executivos que integraram a administração da companhia teriam violado as normas do Regulamento do Novo Mercado. O conceito, criado em 2000, engloba empresas que estão listadas na Bolsa de Valores e que alcançaram um alto nível de transparência e governança corporativa.

Auditoria

Uma das questões centrais da investigação consiste em verificar o funcionamento da estrutura interna de auditoria da empresa, assim como a interação dessa área com membros da administração do grupo. Caso sejam identificadas irregularidades, podem ser aplicadas sanções, como advertência, multa, censura pública, suspensão ou a saída compulsória da Americanas do Novo Mercado, a depender da natureza e gravidade das falhas, além dos danos resultantes para o mercado.

De acordo com o regulamento da B3, a saída compulsória de uma empresa pode ocorrer por três razões diferentes:

  • Decisão do acionista controlador ou da própria companhia;
  • Descumprimento de obrigações do Novo Mercado;
  • Cancelamento de registro de companhia aberta da empresa ou conversão de categoria do registro na CVM.

Entre as obrigações para fazer parte do Novo Mercado, está a exigência de um mandato unificado de no máximo dois anos, com possibilidade de reeleição, para os membros do Conselho de Administração da empresa. A companhia também deve prever, em seu estatuto social, que seu conselho seja composto por no mínimo dois conselheiros independentes ou 20% do total (o que for maior).

Em comunicado, a Americanas afirmou que cumpria os requisitos. “A empresa informa que, como demonstrado à B3, dispunha de controles internos robustos e operantes, assim como comitê de auditoria ativo e formado integralmente por membros independentes, ou seja, além do que é exigido pelas normas do Novo Mercado. Os riscos da companhia eram devidamente identificados e tratados, com processos e melhorias que eram diligentemente apresentados à administração”, disse.

O que a Americanas diz

A varejista também reforçou que foi reconhecida por sua estrutura de governança corporativa em rankings nacionais e internacionais, como o Institutional Shareholder Services (ISS), Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Ranking Merco ESG, Morgan Stanley Capital International (MSCI) e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da própria B3 (ISE).

A Americanas afirmou ainda que foi vítima de fraude pela antiga diretoria e enviou as supostas provas do crime à B3, que ainda não concluiu sua análise. “Qualquer companhia, não apenas a Americanas, por mais controles robustos que tenha (e os da Americanas o são), não é totalmente imune à atuação daqueles que agem com dolo de fraudar. No caso da Americanas, a fraude foi tão complexa e sofisticada que não foi identificada, não apenas por seus controles internos, mas também por duas das mais respeitadas auditorias externas independentes”, destacou.

Publicidade

Ao citar as auditorias, a empresa se refere à KPMG e à PwC, que se revezaram na análise das demonstrações financeiras da varejista entre os anos de 2016 e 2022.  Além delas, a Americanas reforçou que outros agentes do mercado não conseguiram reconhecer a fraude. “Também não foi capaz de ser identificada pelos maiores bancos brasileiros e por todos os agentes de mercado, cujos analistas se debruçavam sobre as demonstrações financeiras da companhia e recomendavam a compra de suas ações às vésperas do fato relevante de janeiro”, disse.

Consultada pelo E-Investidor, a B3 confirmou a natureza da investigação, mas indicou que não comenta processos em andamento.

Processos da CVM

A CVM informou na noite de quarta-feira (6) que, dos 19 processos administrativos abertos para investigar o caso da Americanas, oito foram encerrados após as análises e providências, e 11 estão em andamento. Há ainda dois inquéritos administrativos e dois processos sancionadores em curso.

Um dos processos sancionadores envolve eventual falha de divulgação de informações ao mercado no fato relevante de 11 de janeiro, que anunciou o rombo contábil, e na teleconferência do BTG Pactual, no dia seguinte, com Sérgio Rial, ex-CEO. Nesse caso, foram acusados Rial e João Guerra Duarte Neto, ex-diretor de relações com investidores.

A CVM também instaurou processo sancionador para analisar eventual falha de divulgação de informações relevantes pela companhia, a respeito das propostas de capitalização e renegociação de dívidas e da avaliação de venda de ativos. Dessa vez, foi acusada Camille Loyo Faria, na qualidade de diretora de relações com investidores.

Publicidade

Já no que se refere aos dois inquéritos administrativos, ambos investigam eventuais irregularidades relacionadas às inconsistências contábeis e ao possível uso de informação privilegiada. Em um deles, foram ouvidos Rial, Miguel Gutierrez e outros executivos – André Covre, José Timotheo Barros, Anna Saicali, Marcio Cruz e Eduardo Saggioro –, além de Carlos Alberto Sicupira, um dos acionistas de referência. Os procedimentos de inspeção ainda estão em andamento e podem ser realizadas novas visitas às instalações da companhia.

No segundo caso, relativo a possível insider trading, foram enviados ofícios a corretoras solicitando documentos cadastrais de investidores, evidências de transmissões de ordens de compra e venda de ativos e notas de corretagem. Foram pré-selecionados investidores que atuaram de forma suspeita, mas são necessárias medidas adicionais para verificar se as operações que realizaram são irregulares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Americanas (AMER3)
  • B3
  • Bolsa de valores
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fraude
Cotações
28/01/2026 18h13 (delay 15min)
Câmbio
28/01/2026 18h13 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    XP, BTG e Nubank são alvo de ação judicial no caso Master; promotoria vai analisar

  • 2

    Dólar na contramão de ouro, prata e petróleo: o que as cotações indicam ao investidor

  • 3

    Ibovespa hoje sobe e renova recorde após decisão de juros do Fed; Bolsas de NY perdem fôlego

  • 4

    Após sequência de recordes, Ibovespa hoje fecha em leve queda à espera do Copom e Fed

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em patamar recorde com IPCA mais fraco e expectativa pelo Copom

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: veja quem pode receber o benefício
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: veja quem pode receber o benefício
Imagem principal sobre o Saiba como encontrar uma agência do INSS perto de você
Logo E-Investidor
Saiba como encontrar uma agência do INSS perto de você
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (28)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (28)?
Imagem principal sobre o Passo a passo para emitir o boleto do IPTU de Goiânia em 2026
Logo E-Investidor
Passo a passo para emitir o boleto do IPTU de Goiânia em 2026
Imagem principal sobre o 5 requisitos para antecipar o saque-aniversário do FGTS
Logo E-Investidor
5 requisitos para antecipar o saque-aniversário do FGTS
Imagem principal sobre o Regra do pedágio no INSS: o que é e como funciona
Logo E-Investidor
Regra do pedágio no INSS: o que é e como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: inscrições para estudantes abrem em fevereiro
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: inscrições para estudantes abrem em fevereiro
Imagem principal sobre o IPTU de Goiânia em 2026: veja onde acessar o boleto
Logo E-Investidor
IPTU de Goiânia em 2026: veja onde acessar o boleto
Últimas: Tempo Real
Bitcoin sobe diante de fraqueza do dólar e decisão do Fed
Tempo Real
Bitcoin sobe diante de fraqueza do dólar e decisão do Fed

O mercado de criptomoedas pouco reagiu à decisão do banco central, que optou por manter taxas de juros estáveis

28/01/2026 | 17h51 | Por Darlan de Azevedo
Raízen (RAIZ4) dispara 15% e volta ao “jogo” com aposta em reestruturação de capital
Tempo Real
Raízen (RAIZ4) dispara 15% e volta ao “jogo” com aposta em reestruturação de capital

Ações retomam patamar acima de R$ 1 com expectativa de aumento de capital, entrada de investidores institucionais e avanço no plano de desinvestimentos

28/01/2026 | 17h46 | Por Igor Markevich
Fed mantém juros, reforça meta de inflação e diz que estratégia atual é adequada
Tempo Real
Fed mantém juros, reforça meta de inflação e diz que estratégia atual é adequada

Banco central americano afirma que expectativas bem ancoradas garantem estabilidade de preços e flexibilidade para reagir a choques econômicos

28/01/2026 | 16h44 | Por Darlan de Azevedo, Francine De Lorenzo, Laís Adriana, Pedro Lima e Thaís Porsch
Conselho da Petrobras (PETR3; PETR4) se reúne novamente para avaliar mudanças na Braskem (BRKM5)
Tempo Real
Conselho da Petrobras (PETR3; PETR4) se reúne novamente para avaliar mudanças na Braskem (BRKM5)

Entrada da IG4 no bloco de controle reposiciona a petroquímica no radar estratégico da estatal, com foco em gás da Rota 3 e sinergias com Reduc e Boaventura

28/01/2026 | 16h43 | Por Denise Luna

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador