• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Analistas temem interferência na Petrobras

A 2ª mudança em dois meses, aumentou preocupações de analistas sobre interferência governamental na empresa

Por Reuters

24/05/2022 | 11:41 Atualização: 24/05/2022 | 11:24

Logo da Petrobras na sede da empresa no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Logo da Petrobras na sede da empresa no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

As ações da Petrobras despencavam nesta terça-feira depois que o presidente Jair Bolsonaro trocou novamente o CEO da estatal, a segunda mudança na liderança em dois meses, aumentando preocupações de analistas sobre interferência governamental na empresa, apesar de alguns ressaltarem uma blindagem legal para a política de preços.

Leia mais:
  • Ações da Petrobras derretem e mercado teme interferência
  • Preços da Petrobras estarão alinhados a novo ministro, diz Nogueira
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

José Mauro Ferreira Coelho é o terceiro CEO da Petrobras demitido por Bolsonaro em meio a um descontentamento do presidente com a política de preços dos combustíveis. Caio Mario Paes de Andrade, um alto funcionário do Ministério da Economia, foi indicado para substitui-lo.

A demissão veio após a empresa ter se recusado a vender combustíveis com desconto aos consumidores, alertando que isso levaria à escassez de diesel, segundo apurou a Reuters.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os investidores provavelmente verão a mudança como uma intervenção direta relacionada ao preço do combustível no Brasil”, disse o JPMorgan, em nota ao mercado, lembrando que Coelho havia repassado um aumento no preço do diesel em seus 40 dias de mandato.

Segundo o BTG Pactual, “embora a governança corporativa da Petrobras tenha evitado até agora interferências mais diretas, nós tememos que o verdadeiro teste ainda esteja por vir”.

“Em última análise, achamos que o novo CEO enfrenta um difícil dilema: como preservar o próprio emprego seguindo as políticas da empresa e sem comprometer a disponibilidade de combustível do Brasil?”, afirmou o BTG Pactual.

O banco destacou que é importante seguir os preços internos na paridade de importação “para manter um abastecimento saudável de combustível para o país, que depende de importações e cuja oferta é suficiente para atender a demanda”.

Publicidade

Segundo a XP Investimentos, embora a notícia da mudança seja negativa, “pois tal rotatividade não é saudável para nenhuma empresa, não vemos isso como uma mudança na política de preços de combustíveis da Petrobras”.

“Primeiro, porque ainda vemos a Lei das Estatais e o estatuto da Petrobras blindando a empresa de subsidiar combustíveis como no passado, independentemente de quem é o CEO. Em segundo lugar, o Sr. Caio é fortemente ligado a Paulo Guedes, que não é a favor de mudanças na política de preços de combustíveis da Petrobras”.

A Genial Investimentos foi na mesma linha. “O Sr. Caio Andrade é membro do Ministério da Economia. Sendo assim, achamos pouco provável que o mesmo venha a trazer propostas radicais para a empresa”, disse, ponderando que a notícia deve aumentar a volatilidade no papel.

Os papéis preferenciais da Petrobras abriram em queda de mais de 4,5% na B3 nesta terça-feira, mas recuavam 2,8% por volta das 10h35.

Publicidade

Para o Citi, a mudança “cria risco em torno de continuidade” da estratégia de longo prazo da Petrobras, mas o banco também observou que a legislação corporativa do país pode proteger o investidor de eventuais interferências.

“Apesar de vermos a mudança como um sinal negativo, o Brasil ainda possui uma governança corporativa forte e leis que protegem o acionista minoritário contra possíveis intervenções externas”, acrescentou.

O Citi lembrou que, após várias mudanças na alta administração da petroleira no governo Bolsonaro, a empresa manteve sua estratégia de: 1) desalavancagem de seu balanço; 2) alocação racional de capital; e 3) política de preços de combustíveis alinhada aos mercados internacionais.

“A nosso ver, esse tripé não só cria um ciclo virtuoso para a empresa, mas também mantém o abastecimento de combustíveis fluindo para o mercado interno (o Brasil é um país importador líquido de diesel/gasolina)”, destacou.

Publicidade

As ações da Petrobras no pré-mercado da bolsa de Nova York deram indicações de registrar a pior sessão desde fevereiro de 2021, quando caíram 21% depois que o então CEO Roberto Castello Branco foi deposto. Em Nova York, os papéis da estatal acumulam alta de 48% neste ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
23/04/2026 15h47 (delay 15min)
Câmbio
23/04/2026 15h47 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    20 fundos de crédito privado renderam apenas 28,4% do CDI no 1º trimestre — em um deles a cota caiu

  • 2

    Ganhar dinheiro ou construir patrimônio? Entenda a diferença e por onde começar

  • 3

    Bolsa cara ou barata? Onde encontrar dividendos de até 13%

  • 4

    Ibovespa cai mais de 1,5% enquanto dólar fica abaixo dos R$ 5; Petrobras sobe com petróleo a US$ 100

  • 5

    Inadimplência preocupa e JPMorgan acende alerta para bancos no 1T26

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 60 anos têm prioridade no pagamento?
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 60 anos têm prioridade no pagamento?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para saber se o vale de recarga expirou
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para saber se o vale de recarga expirou
Imagem principal sobre o Meia-entrada para idosos: quem tem mais de 60 anos deve apresentar documento para conseguir o desconto?
Logo E-Investidor
Meia-entrada para idosos: quem tem mais de 60 anos deve apresentar documento para conseguir o desconto?
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 60 anos estão isentos do pagamento de algumas dívidas? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 60 anos estão isentos do pagamento de algumas dívidas? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Idosos ainda precisam ir ao banco fazer a prova de vida? Entenda o procedimento
Logo E-Investidor
Idosos ainda precisam ir ao banco fazer a prova de vida? Entenda o procedimento
Imagem principal sobre o Starlink: entenda se é possível usar o plano viagem fora do Brasil
Logo E-Investidor
Starlink: entenda se é possível usar o plano viagem fora do Brasil
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 2 canais online para fazer a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 2 canais online para fazer a declaração
Últimas: Tempo Real
Guerra, petróleo e balanços pressionam Europa e bolsas fecham sem direção única
Tempo Real
Guerra, petróleo e balanços pressionam Europa e bolsas fecham sem direção única

Principais dados do dia no continente, PMIs cairam impactados pelo conflito; Alemanhã corta previsão de crescimento econômico pela metade

23/04/2026 | 15h26 | Por Pedro Lima
“Recuperação em W pode virar um M”, alerta presidente do Banco do Brasil (BBAS3) sobre impacto da guerra
Tempo Real
“Recuperação em W pode virar um M”, alerta presidente do Banco do Brasil (BBAS3) sobre impacto da guerra

Tarciana Medeiros detalha plano da estatal e promete banco “agressivo” na cobrança de inadimplentes; BB realiza encontro com investidores e imprensa nesta quinta-feira (23)

23/04/2026 | 14h53 | Por Isabela Ortiz
BB prepara novo app com IA para virar ‘central’ das finanças do cliente
Tempo Real
BB prepara novo app com IA para virar ‘central’ das finanças do cliente

Banco aposta em uso intensivo de dados para transformar aplicativo em “central” do cliente; base soma 90 milhões e 95% das transações já são digitais

23/04/2026 | 13h44 | Por Isabela Ortiz
BB prevê melhora no crédito do agronegócio em 2026 e pontualidade de pagamentos em 95%
Tempo Real
BB prevê melhora no crédito do agronegócio em 2026 e pontualidade de pagamentos em 95%

Estatal reúne nesta quinta-feira (23) analistas do mercado financeiro e a imprensa no BB Day para apresentar as expectativas para o 1T26

23/04/2026 | 12h16 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador