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Anbima fará novos certificados para distribuidores de produtos de investimento

A proposta da associação é que as certificações sejam concedidas conforme as atividades dos profissionais

Anbima fará novos certificados para distribuidores de produtos de investimento
Anbima (Divulgação)

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) anunciou nesta segunda-feira (18) um processo de revisão do CPA-10, CPA-20 e CEA, que resultará no lançamento de novas certificações para profissionais de distribuição de produtos investimentos, cujas provas passarão a ser aplicadas em janeiro de 2026 e os nomes serão anunciados em breve. As modificações propostas ocorrem na esteira da “rápida evolução do mercado, que passou a exigir dos profissionais o exercício de novas funções e competências”, informa a Anbima.

A proposta da associação é que as certificações relacionadas à distribuição de produtos de investimento passem a ser concedidas conforme as atividades dos profissionais – e não mais com base em instituições, cargos ou segmentos de mercado atendidos (varejo e alta renda), como acontece hoje.

Além disso, com o objetivo de preparar ainda mais quem atua ou quer atuar no mercado financeiro, a mudança será acompanhada de um aperfeiçoamento nos exames. Segundo a Anbima, o objetivo é que eles passem a avaliar não só os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também a capacidade de aplicar a teoria em casos práticos e de demonstrar competências comportamentais, as chamadas soft skills.

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“Nosso programa de certificação de distribuição foi lançado há mais de duas décadas e, desde então, o mercado evoluiu muito. Para acompanhar esse avanço, vínhamos atualizando recorrentemente os conteúdos das provas, mas agora chegou o momento de fazer uma mudança mais estrutural da CPA-10, CPA-20 e CEA”, diz Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima, em nota. “Sabemos que essa novidade terá grande impacto sobre as instituições e profissionais e, por isso, ao longo de todo o processo manteremos nossos canais de comunicação abertos para ouvir sugestões”, acrescenta.

A Anbima informa que as mudanças propostas tiveram como base um amplo estudo feito em parceria com a Deloitte, sumarizado no relatório “Um Olhar sobre as Certificações: Análise do cenário atual e propostas para o futuro”, elaborado a partir de pesquisas e entrevistas com o mercado. Entre outras conclusões, o material mostra que profissionais com cargos distintos na distribuição de investimento estão exercendo, na prática, funções similares. Além disso, revela que, diante do elevado nível de conhecimento exigido dos profissionais, há necessidade de processos de capacitação mais abrangentes, que mesclem conteúdo técnico e habilidades comportamentais.

Novas certificações

A partir de janeiro de 2026, a CPA-10, CPA-20 e CEA deixam de existir no modelo atual, sendo substituídas por três novas certificações, cada uma delas voltada a uma atividade. Serão elas: 1) fornecimento de informações básicas sobre produtos, investimentos e serviços financeiros nas instituições, seja para prospecção ou suporte no atendimento ao cliente; 2) gerenciamento e acompanhamento do portfólio de investimentos do cliente; e 3) recomendação sobre investimentos, com expertise para criar e alterar portfólios.

A Anbima explica que essa divisão vai em linha com o que é praticado em países da Europa e Estados Unidos, onde as certificações já são majoritariamente pautadas pelas atividades dos profissionais.

Considerando essas mudanças, no quarto trimestre de 2024, a associação divulgará o plano de transição das atuais certificações (CPA-10, CPA-20 e CEA) para as novas. Os detalhes desse processo ainda estão em definição, “mas é certo que nenhum profissional perderá sua certificação ou terá que fazer nova prova”, diz a Anbima.