Publicidade

Últimas notícias

Os desafios do mercado para abraçar a pauta sustentável, segundo a Anbima

O mercado de capitais brasileiro é uma referência em diversas frentes, afirma o presidente da associação

Os desafios do mercado para abraçar a pauta sustentável, segundo a Anbima
Gráfico de ações. (Foto: Adobe Stock)

O presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Carlos André, afirmou que, embora o Brasil tenha uma vocação natural em finanças sustentáveis, o mercado de capitais precisa crescer mais para abraçar essa pauta.

“Temos de transformar o que é iniciativa de nicho, em algo que seja lugar comum no mercado de capitais brasileiros e para isso precisamos crescer o mercado”, disse em evento realizado pela Alfi, associação da indústria de fundos de Luxemburgo.

Segundo André, o mercado de capitais brasileiro tem regulação bem construída e é uma referência em diversas frentes, “ mas o mercado precisa crescer, para não acabarmos tendo mais interesse do estrangeiro do que do investidor local.”

Base de dados de investimento no exterior

O diretor-executivo da Anbima José Carlos Doherty disse nesta quinta-feira (7) que a associação deve ter pronta no segundo semestre uma base de dados de investimentos no exterior, a qual já está sendo estruturada, por meio da captação das informações. Doherty disse que atualmente há cerca de R$ 350 bilhões de recursos alocados em investimentos no exterior, por meio de 1,9 mil fundos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É ainda um volume pequeno em comparação aos cerca de R$ 8 trilhões da indústria de fundos brasileira, mas vem crescendo”, afirmou durante o evento da Alfi.

Muito desse crescimento vem da regulação 175, que permitiu que investidores de varejo pudessem alocar em fundos com 100% em ativos internacionais. “A regulação 175 é transformadora e coloca a indústria de fundos e agentes em outro patamar”, disse.

O presidente da Anbima, Carlos André, observou ainda que cada vez mais o mercado está preparado para utilizar os ativos internacionais como forma de diversificação. Ele lembrou que cada vez mais há alternativas de contas internacionais, criando familiaridade da sociedade e dos potenciais investidores a entender o mercado internacional e vantagens. “Vejo um ambiente mais desenvolvido e propenso as alocações no exterior”, disse.

Web Stories

Ver tudo
<
>