Avenue é uma empresa do Itaú para brasileiros que investem nos Estados Unidos (Foto: Adobe Stock)
A Avenue, empresa do Itaú (ITUB4) para brasileiros que investem nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (16) que passará a disponibilizar aos seus clientes os UCITS ETFs, fundos de índices irlandeses negociados na bolsa de valores britânica, a London Stock Exchange (LSE), e conhecidos pela vantagem tributária.
Na oferta dos produtos, a Avenue contará com 30 opções de fundos de índices, de quatro gestoras diferentes, a partir da primeira quinzena de agosto, que é quando os ETFs estarão disponíveis para os clientes de forma ampla em sua plataforma.
Com aporte mínimo de US$ 5 e em fase de implementação para uma base selecionada de clientes, entre as opções divulgadas pela Avenue estão:
ETFs de ações globais da gestora Vanguard;
de ações europeias, do JP Morgan;
de ações japonesas, da WisdomTree;
e de ações de mercados emergentes, da BlackRock.
Sem indicar as gestoras, serão oferecidos ainda ETFs de ações nos EUA, investimentos alternativos, renda fixa geral, renda fixa de mercados emergentes, renda fixa high yield (alto rendimento) e renda fixa em Treasury (títulos do Tesouro americano).
“A chegada do produto reforça o pioneirismo da empresa em oferecer ativos internacionais e sofisticados aos clientes, possibilitando uma jornada global de diversificação patrimonial”, afirmou, em nota, a Avenue.
“Os Undertakings for Collective Investment in Transferable Securities (UCITS ETFs) são fundos operados em bolsa regulados pela União Europeia, utilizados por investidores fora dos Estados Unidos devido a benefícios próprios, como isenção do imposto sucessório americano (U.S. Estate Tax) e o reinvestimento automático dos dividendos para os ETFs de acumulação”, afirma a Avenue.
Tributação dos ETFs da Avenue
A casa acrescenta que o reinvestimento automático potencializa a rentabilidade no longo prazo sem a necessidade de ação manual por parte do cliente e, ainda, evita a retenção de 30% de imposto sobre proventos, taxa comum nos ETFs tradicionais dos EUA. Os ETFs irlandeses são conhecidos por ter metade da tributação em relação aos ETFs dos EUA, ou seja, de 15% sobre os proventos.
“Somos a primeira empresa para brasileiros que oferece UCITS ETFs de forma amplificada para os investidores. Esse lançamento supera os ETFs tradicionais da indústria e responde à demanda recorrente por alternativas globais mais eficientes para sucessão patrimonial, otimização tributária e performance”, disse Alexandre Artmann, diretor de Operações da Avenue.
O executivo acrescenta que a Avenue trouxe um produto de alto nível, que até o momento era inacessível no Brasil, com uma estrutura robusta, confiável e assessorada para todos os clientes. “Ideal para investidores de longo prazo e de alto patrimônio”, afirma Artmann.