A Fitch rebaixou os ratings de crédito da Azul (AZUL4), destacando preocupações com a capacidade da companhia de liquidez e de conclusão de sua reestruturação financeira. A nota de Inadimplência do Emissor (IDR) em moeda local e estrangeira passou de ‘CCC’ para ‘CCC-‘, enquanto a nota na Escala Nacional caiu de ‘CCC(bra)’ para ‘CCC-(bra)’.
Os títulos seniores garantidos da Azul Secured Finance LLP também foram rebaixados para ‘CCC-‘ com recuperação ‘RR4’, e os títulos não garantidos da Azul Investments LLP para ‘C’ com recuperação ‘RR6’.
Segundo a Fitch, o rebaixamento das notas de crédito da Azul reflete a limitada flexibilidade financeira da Azul, que tem enfrentado dificuldades para levantar recursos fora das renegociações com seus credores. A agência também aponta que, apesar de avanços operacionais, a companhia não conseguiu finalizar a parte de capital próprio de seu plano de reestruturação, nem acessar novas fontes de financiamento em condições viáveis.
Além disso, o cenário de maior aversão a risco no mercado de crédito “adiciona obstáculos” à conclusão do processo de reestruturação da dívida da Azul (AZUL4). A Fitch alerta ainda que essas limitações “aumentam o risco de inadimplência”, especialmente diante do fluxo de caixa livre negativo registrado no primeiro semestre de 2025.