A B3 (B3SA3) e a Nasdaq, bolsa de valores americana com foco em empresas de tecnologia, fecharam parceria para desenvolver uma nova plataforma de clearing, sistema responsável pelo registro, compensação, liquidação e gerenciamento de risco das transações no mercado.
Leia também
A parceria também apoiará a evolução contínua da plataforma da B3 e ajudará a atender às necessidades do mercado brasileiro. Rodrigo Nardoni, vice-presidente de Tecnologia da B3, afirma que o projeto será realizado em fases e sem impactos para o mercado.
A nova plataforma atenderá a todos os mercados que hoje são liquidados na Câmara B3, como ações, fundos imobiliários, BDRs, empréstimo de ativos, opções e termos de ações, derivativos financeiros e derivativos sobre commodities. O sistema será capacitado para volumes projetados para os próximos 10 anos no mercado brasileiro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A colaboração contará com as equipes de engenharia da Nasdaq, aproveitando a experiência no fornecimento de soluções de compensação em tempo real da bolsa. Enquanto isso, a B3 compartilhará sua expertise de operar de alto volume e oferecerá seu portfólio de produtos financeiros para impulsionar a bolsa americana.
De acordo com Mario Palhares, vice-presidente de Operações – Negociação Eletrônica da B3, a parceria é um movimento importante na evolução da clearing: “Estamos trabalhando diligentemente para garantir que nossos clientes tenham acesso às melhores soluções disponíveis nos mercados, mirando sempre o aprimoramento da nossa prestação de serviço, aumento de capacidade, de disponibilidade e melhor time to market”, afirma o executivo.
O vice-presidente executivo e Chefe de Tecnologia de Mercado da Nasdaq, Roland Chai, afirma que os altos volumes e as novas classes de ativos colocaram um desafio para os operadores de infraestrutura de mercado.
“Incorporar a tecnologia de compensação da Nasdaq trará benefícios para a B3 e apoiará no rápido crescimento do mercado brasileiro. Também damos boas-vindas à oportunidade de aprimorar nossos próprios produtos e soluções de pós-negociação, colaborando com grupos inovadores de infraestrutura de mercado como a B3″, diz Chai.
Publicidade