A Bolsa de Valores (B3) terá um novo IPO — sigla em inglês para Oferta Pública Inicial, a abertura de capital na Bolsa — na próxima quarta-feira (26). A empresa fictícia TERR4 será apresentada pelo Pacto Global da ONU no Brasil, como uma ação simbólica para reforçar a importância de investir no futuro do planeta.
Leia também
A transmissão da apresentação começa às 8h30 e será transmitida pelo LinkedIn e pelo Youtube da B3, além da TVB3, diz o Pacto Global da ONU em comunicado. Raul Santiago e Beta Boechat, membros do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, apresentarão os resultados da companhia simbólica e farão um chamado à ação.
- Entenda como funciona a B3.
A cerimônia de tocar o sino da B3, que existe quando uma empresa faz sua primeira oferta pública, também ocorrerá. Segundo o comunicado, representantes da diversidade dos habitantes do planeta Terra estão confirmados para fazer o toque da campainha. A apresentação contará também com o CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira.
A parceria entre o Pacto Global da ONU no Brasil e a B3 descreve a TERR4 como “uma empresa de bilhões de anos, única no seu segmento, com 8 bilhões de consumidores, atualmente apresenta os piores resultados da sua história”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na ação, o “investimento” na companhia seria possível por meio do engajamento da empresa no Pacto Global, iniciativa da ONU para estimular a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. A ONU informa que 1900 empresas participam da iniciativa no Brasil.
“O setor privado tem entendido que estar dentro dessa agenda é fundamental, mas 2030 está cada vez mais perto e chegar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODC) é uma prioridade para todas e todos nós nesse momento”, diz Carlo Pereira no comunicado.
A Agenda 2030 Para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação da ONU que descreve os 17 ODS, como objetivos sociais, ambientais e econômicos para o mundo.
“Ao abrigar a ‘abertura de capital’ da TERR4, a bolsa do Brasil reitera seu compromisso com os princípios do Pacto Global e reforça o chamamento para que cada vez mais empresas participem dessa iniciativa e invistam no futuro do nosso planeta”, apontou Ana Buchaim na divulgação.
- Entenda o que é ESG e porque ele se tornou importante para os investidores.
Além da apresentação na B3, a ação também conta com um site institucional que apresenta informações sobre a empresa fictícia, relacionando maus resultados com o noticiário negativo sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais; notícias positivas são representadas em bons resultados para a “empresa”.
Publicidade
Segundo o Pacto Global da ONU, também será disponibilizado um “Relatório Urgente”, que transforma resultados científicos e estatísticos recentes para a linguagem empresarial.
A ação foi feita em parceria com B3 e a agência AlmapBBDO. O filme disponibilizado para a ação pode ser conferido a seguir.