A B3, Bolsa de Valores do Brasil (B3SA3) anunciou o lançamento da designação especial “B3 Ações Verdes”, classificação que visa reconhecer e destacar empresas que contribuem para a economia verde.
Leia também
Para se qualificarem, as empresas devem demonstrar que mais de 50% de sua receita bruta anual vem de atividades consideradas verdes, que mais de metade de seus investimentos e despesas operacionais anuais são direcionados para tais atividades, e que menos de 5% de sua receita bruta anual é derivada de combustíveis fósseis.
Essa designação é voluntária e foi criada para manter o mercado de capitais brasileiro na vanguarda do movimento internacional que promove práticas Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa (ASG).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo a bolsa, a iniciativa proporcionará maior visibilidade ao compromisso das empresas com práticas da economia verde, mas também fornecerá transparência aos investidores.
A metodologia por trás deste projeto foi baseada nos Green Equities Principles, lançado em 2023 pela World Federation of Exchanges (WFE), uma federação global de bolsas que apoia o desenvolvimento do mercado de capitais.