Publicidade

Tempo Real

B3 lança ferramentas para compra de ativos em bloco; confira

Processos funcionam para negociação de grandes lotes

B3 lança ferramentas para compra de ativos em bloco; confira
B3 (Foto: Werther Santana/Estadão)

A B3 disponibilizou nesta segunda-feira (27), três soluções para negociação de grandes lotes de ativos. As ferramentas, anunciadas no final de outubro, buscam soluções eficientes para compra ou venda de maiores volumes de uma vez.

Essas transações envolvem volumes maiores do que as negociações regulares no mercado, e geralmente são realizadas por investidores institucionais, como fundos de pensão, gestoras de ativos e grandes investidores.

“As soluções disponíveis a partir de segunda têm o potencial de aprimorar a qualidade das negociações de grandes volumes. Elas expandem as oportunidades de encontrar contrapartes e estabelecer preços de forma mais eficaz. Além disso, estão integradas à infraestrutura centralizada que já é utilizada por todo o mercado”, afirma Marcos Skistymas, diretor de Produtos Listados da B3.

Entenda como funcionam as soluções de grandes blocos da B3

A primeira solução é a oferta Midpoint Order Book. Nesse modelo, os investidores podem negociar no preço médio entre a melhor oferta de compra e a melhor oferta de venda do livro central, local que compila todas as ordens de compra e venda de um mesmo ativo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A segunda é o Book of Block Trade (BBT), que traz a possibilidade de ágio ou deságio no preço de execução das operações em relação ao preço negociado no livro central de ofertas.

Negociar com preços diferenciados é uma prática comum neste tipo de operação, por se tratar de grandes volumes, e esta ferramenta permite que isso seja feito de forma controlada, respeitando túneis de negociação definidos pela B3, tendo como referência o preço do último negócio praticado no livro central.

A terceira alternativa é o Request for Quote (RFQ), que possibilita aos investidores pedir ao mercado cotações de preço para compra ou venda de um ativo específico. Essas cotações podem ser respondidas por outros investidores em um prazo determinado.

Esta abordagem visa aprimorar o processo de formação de preços em negociações envolvendo grandes volumes, especialmente em transações com restrições de tempo e ativos de menor liquidez. No RFQ, também é possível praticar preços com ágio ou deságio em relação ao livro central, porém sempre respeitando túneis pré-definidos pela B3.

Como utilizar essas soluções?

Para utilizar essas alternativas de negociação, os investidores precisam usar novos códigos de negociação e realizar operações em quantidades múltiplas do tamanho mínimo estabelecido pela CVM para grandes lotes.

Publicidade

Em todas as três opções, as ofertas não serão divulgadas antecipadamente. No entanto, todos os negócios contarão com total transparência pós-negociação, com a segurança e garantia da Clearing B3, proporcionando um ambiente confiável para o mercado.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>