A partir desta segunda-feira (24), a B3 passa a negociar três novos BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de empresas brasileiras listadas no exterior.
Leia também
A lista inclui os papéis da Sigma Lithium (S2GM34), indústria produtora de lítio verde situada no Vale do Jequitinhonha, Pátria Investimentos (P2AX34), gestora líder em investimentos alternativos na América Latina e Afya Educacional (A2FY34), hub de educação e soluções digitais para médicos. As três empresas têm listagem na Nasdaq, nos Estados Unidos.
Os novos certificados são não patrocinados, contam com o Banco B3 como depositário e possuem como lastro ações emitidas por essas empresas no exterior. Os BDRs correspondem a frações de ações das empresas e estão disponíveis também para a pessoa física.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Atualmente, a B3 conta com 828 BDRs listados como não patrocinados. No primeiro semestre de 2023, o estoque destes certificados somava R$ 22 bilhões, com a participação de dois milhões de investidores, sendo 97% de pessoas físicas. Em comparação com o primeiro semestre de 2022, o número de investidores em BDR cresceu 28%.
A principal vantagem do BDR é que a modalidade facilita investimentos em ativos estrangeiros sem a necessidade de abrir conta fora do país, possibilitando ao investidor diversificar suas aplicações com menos burocracia. Basta que o investidor tenha uma conta em corretora brasileira
Os BDRs estão disponíveis para pessoas físicas na B3 desde outubro de 2020. Emitidos no Brasil por instituições depositárias (bancos ou corretoras), possuem lastro em ativos listados fora do país, como ações de empresas e ETFs (exchange-traded funds).