Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)
A B3, a bolsa de valores do Brasil, lança nesta segunda-feira (30) três novos contratos futuros de Juros Offshore (no exterior), projetados para oferecer exposição a taxas de juros internacionais. Disponíveis para todos os tipos de investidores, os produtos atendem especialmente a demanda de investidores institucionais. São eles:
Futuro de F-TIIE (ticker: TIE) – taxa de juros do México;
Futuro de SOFR (ticker: SFR) – taxa de juros dos Estados Unidos;
Futuro de ESTR (ticker: EST) – taxa de juros da União Europeia.
“O lançamento dos Futuros de Juros Offshore representa um avanço significativo para os investidores. Ao oferecer uma solução local, permitimos que nossos clientes acessem taxas de juros internacionais sem a necessidade de montar estruturas no exterior”, afirma Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.
De acordo com comunicado da B3, os novos produtos serão estruturados de forma semelhante ao Futuro de DI (DI1), que é o principal contrato de juros da Bolsa. Nesse formato, os investidores estarão expostos à taxa de juros vigente entre a data de negociação e o vencimento do contrato, o que torna a operação similar a um Swap.
A B3 destacou que os novos produtos também oferecem as vantagens de um mercado futuro, como ajuste diário, negociação em tela, transparência, padronização e fungibilidade. Os contratos futuros de F-TIIE, SOFR e ESTR contarão com formadores de mercado.