• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Banco do Brasil reforça aposta em atendimento digital

O banco não negligencia a importância da presença humana, mas acredita na vantagem do atendimento digital

Por Matheus Piovesana e Thaís Barcellos

06/09/2023 | 12:00 Atualização: 06/09/2023 | 12:00

Foto: Banco do Brasil
Foto: Banco do Brasil

No momento em que alguns dos principais concorrentes colocam suas fichas na ampliação da estrutura física de atendimento aos clientes investidores, o Banco do Brasil (BB) reforça a aposta no digital. O banco não deixa de lado a importância da presença humana, mas acredita que tem uma vantagem nessa frente, e que com o digital, ganha a escala necessária para chegar a um número maior de clientes.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O BB tem atendimento especializado aos clientes do private, que são os de mais alta renda, e outra categoria dedicada ao alto varejo, além do atendimento ao restante da base, que está buscando reforçar através do digital. São sete gerências que olham para o cliente investidor, em diferentes faixas de renda. Esses modelos são permeados pela mistura entre o digital e o físico.

“Não temos o objetivo de o digital substituir o humano, o que temos a ganhar é na assessoria de investimentos no digital. Há alguns anos, éramos muito transacionais”, disse Ciro Calaça, executivo na área de Estratégia de Clientes do banco. “O presencial e o humano nós já temos consolidado, em todos os segmentos.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O público investidor tem sido um dos alvos dos grandes bancos, que para chegarem até ele, têm investido na contratação de especialistas e na abertura de agências e escritórios focalizados neste tipo de atendimento.

Exemplos não faltam: o Santander contratou 1.300 assessores para o chamado AAA, e quer chegar a 2.000 até o começo de 2024. É um investimento similar ao que Itaú e Bradesco também têm feito. Há uma série de objetivos para os bancos, mas um dos principais é atrair e fidelizar o cliente de maior renda, que na média, mais poupa dinheiro do que pede emprestado. No BB, cerca de 1.400 profissionais atuam nos escritórios Estilo Investidor, que atendem mais de 1 milhão de clientes.

Ou seja, para os bancos, atrair o cliente investidor é uma forma de atrair depósitos. Aplicações em instrumentos como as letras de crédito imobiliário ou agrícola podem ser revertidas na concessão de crédito. Para o BB, as letras são fundamentais tanto no crédito agrícola, em que o banco é líder, quanto no imobiliário.

Reformulação

Publicidade

Nos outros bancos, o investimento em estrutura é uma forma de chegar ao cliente mais afluente, que costuma preferir a assessoria humana. “Quanto mais maduro o investidor, mais o humano vai ser diferencial”, disse Eduardo Villela, executivo de alocação e produtos de investimentos no BB. Com 3.172 agências no final de junho, o BB considera ter a presença humana bem ajustada.

Por outro lado, Villela afirmou que a renovação da base vem primordialmente com clientes que começam com pouco, e que precisam ser atendidos. Por isso, o BB tem reforçado a aposta no digital para chegar ao público investidor. A máxima interna é de que todo cliente pode investir. “O digital é que dá escala para as próprias soluções e assessoria.”

No banco, essa é uma frente que começa no próprio atendimento via WhatsApp: o robô do BB no aplicativo de mensagens instantâneas já está “treinado” para falar sobre investimentos. “A assessoria humana tem um custo envolvido, e não dá para levar a todos [os clientes”, afirmou o executivo.

Uma das etapas mais recentes do processo foi o relançamento do aplicativo de investimentos do BB, com novo visual, a consolidação de investimentos detidos pelos clientes em outras casas, através dos sistemas da B3, e uma reformulação da área de conteúdo. A marca Investalk, que o banco já utilizava, ganhou um portal, em parceria com o Broadcast.

Publicidade

Segundo Villela, os conteúdos já tiveram mais de 1 milhão de conteúdos acessados nos dois primeiros meses. Além de conteúdo noticioso sobre o mercado, há uma pegada de educação financeira, e o trabalho de especialistas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco do Brasil (BB)
  • Varejo
Cotações
22/11/2025 9h56 (delay 15min)
Câmbio
22/11/2025 9h56 (delay 15min)
Banco do Brasil (BBAS3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Hapvida vive inferno astral após ação derreter e gestora reduzir posição; veja o que esperar

  • 2

    Efeito dominó: quem são as empresas e fundos impactados pela liquidação do Master

  • 3

    Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

  • 4

    Como funciona o novo programa habitacional do governo para a classe média, e quando é mais vantajoso que outras opções?

  • 5

    Esquenta Black Friday 2025: Granado, iPhone e roupas em promoção; veja ofertas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Logo E-Investidor
FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Imagem principal sobre o Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Logo E-Investidor
Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Imagem principal sobre o Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Logo E-Investidor
Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Imagem principal sobre o Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Logo E-Investidor
Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Imagem principal sobre o Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Logo E-Investidor
Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Imagem principal sobre o Como comprovar o trabalho rural?
Logo E-Investidor
Como comprovar o trabalho rural?
Imagem principal sobre o Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Logo E-Investidor
Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Imagem principal sobre o 4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Logo E-Investidor
4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Últimas: Tempo Real
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed
Tempo Real
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed

Criptoativos ampliam perdas com pressão vendedora, temores regulatórios e alerta para menor liquidez antes do feriado nos EUA

21/11/2025 | 18h21 | Por Larissa Bernardes
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%
Tempo Real
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%

Com turbulência externa, Embraer (EMBJ3), Brava Energia (BRAV3), Vamos (VAMO3) e Minerva (BEEF3) engrossam a lista de quedas em um pregão de aversão ao risco

21/11/2025 | 18h13 | Por Igor Markevich
Sete Magníficas derretem e perdem, em três semanas, o valor de duas B3
Tempo Real
Sete Magníficas derretem e perdem, em três semanas, o valor de duas B3

A maior perda nominal do grupo foi a da Nvidia, que encolheu US$ 641 bilhões sozinha no período

21/11/2025 | 17h50 | Por Beatriz Rocha
Ouro reage após fala do Fed com aposta renovada em corte de juros nos EUA
Tempo Real
Ouro reage após fala do Fed com aposta renovada em corte de juros nos EUA

Metal precioso encerra a sessão em alta, sustentado por declarações de autoridades do Banco Central dos EUA que reacenderam expectativas de afrouxamento monetário em dezembro

21/11/2025 | 16h27 | Por Larissa Bernardes

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador