• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Banco do Brasil reforça aposta em atendimento digital

O banco não negligencia a importância da presença humana, mas acredita na vantagem do atendimento digital

Por Matheus Piovesana e Thaís Barcellos

06/09/2023 | 12:00 Atualização: 06/09/2023 | 12:00

Foto: Banco do Brasil
Foto: Banco do Brasil

No momento em que alguns dos principais concorrentes colocam suas fichas na ampliação da estrutura física de atendimento aos clientes investidores, o Banco do Brasil (BB) reforça a aposta no digital. O banco não deixa de lado a importância da presença humana, mas acredita que tem uma vantagem nessa frente, e que com o digital, ganha a escala necessária para chegar a um número maior de clientes.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O BB tem atendimento especializado aos clientes do private, que são os de mais alta renda, e outra categoria dedicada ao alto varejo, além do atendimento ao restante da base, que está buscando reforçar através do digital. São sete gerências que olham para o cliente investidor, em diferentes faixas de renda. Esses modelos são permeados pela mistura entre o digital e o físico.

“Não temos o objetivo de o digital substituir o humano, o que temos a ganhar é na assessoria de investimentos no digital. Há alguns anos, éramos muito transacionais”, disse Ciro Calaça, executivo na área de Estratégia de Clientes do banco. “O presencial e o humano nós já temos consolidado, em todos os segmentos.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O público investidor tem sido um dos alvos dos grandes bancos, que para chegarem até ele, têm investido na contratação de especialistas e na abertura de agências e escritórios focalizados neste tipo de atendimento.

Exemplos não faltam: o Santander contratou 1.300 assessores para o chamado AAA, e quer chegar a 2.000 até o começo de 2024. É um investimento similar ao que Itaú e Bradesco também têm feito. Há uma série de objetivos para os bancos, mas um dos principais é atrair e fidelizar o cliente de maior renda, que na média, mais poupa dinheiro do que pede emprestado. No BB, cerca de 1.400 profissionais atuam nos escritórios Estilo Investidor, que atendem mais de 1 milhão de clientes.

Ou seja, para os bancos, atrair o cliente investidor é uma forma de atrair depósitos. Aplicações em instrumentos como as letras de crédito imobiliário ou agrícola podem ser revertidas na concessão de crédito. Para o BB, as letras são fundamentais tanto no crédito agrícola, em que o banco é líder, quanto no imobiliário.

Reformulação

Publicidade

Nos outros bancos, o investimento em estrutura é uma forma de chegar ao cliente mais afluente, que costuma preferir a assessoria humana. “Quanto mais maduro o investidor, mais o humano vai ser diferencial”, disse Eduardo Villela, executivo de alocação e produtos de investimentos no BB. Com 3.172 agências no final de junho, o BB considera ter a presença humana bem ajustada.

Por outro lado, Villela afirmou que a renovação da base vem primordialmente com clientes que começam com pouco, e que precisam ser atendidos. Por isso, o BB tem reforçado a aposta no digital para chegar ao público investidor. A máxima interna é de que todo cliente pode investir. “O digital é que dá escala para as próprias soluções e assessoria.”

No banco, essa é uma frente que começa no próprio atendimento via WhatsApp: o robô do BB no aplicativo de mensagens instantâneas já está “treinado” para falar sobre investimentos. “A assessoria humana tem um custo envolvido, e não dá para levar a todos [os clientes”, afirmou o executivo.

Uma das etapas mais recentes do processo foi o relançamento do aplicativo de investimentos do BB, com novo visual, a consolidação de investimentos detidos pelos clientes em outras casas, através dos sistemas da B3, e uma reformulação da área de conteúdo. A marca Investalk, que o banco já utilizava, ganhou um portal, em parceria com o Broadcast.

Publicidade

Segundo Villela, os conteúdos já tiveram mais de 1 milhão de conteúdos acessados nos dois primeiros meses. Além de conteúdo noticioso sobre o mercado, há uma pegada de educação financeira, e o trabalho de especialistas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco do Brasil (BB)
  • Varejo
Cotações
28/10/2025 6h57 (delay 15min)
Câmbio
28/10/2025 6h57 (delay 15min)
Banco do Brasil (BBAS3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    A guerra civil do Bitcoin: o que está em jogo na disputa sobre o uso de blockchain

  • 2

    Pix representa 1,6% das transações entre empresas: por que as companhias preferem pagamentos via boleto?

  • 3

    Petrobras deve pagar até R$ 1,02 por ação em dividendos no 3T25; veja o que já se sabe sobre os números da estatal

  • 4

    COEs de bitcoin + ouro com proteção e ganho ilimitado: investimentos são oportunidade ou cilada?

  • 5

    Horário de verão vai voltar em 2025? O que dizem governo e OMS, o impacto das térmicas e como economizar energia agora

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: passo a passo para consultar lote residual de restituição
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: passo a passo para consultar lote residual de restituição
Imagem principal sobre o Prova de vida: saiba quais aposentados são obrigados a fazer procedimento agora
Logo E-Investidor
Prova de vida: saiba quais aposentados são obrigados a fazer procedimento agora
Imagem principal sobre o Jovens deixam de depender do Bolsa Família; entenda novo cenário
Logo E-Investidor
Jovens deixam de depender do Bolsa Família; entenda novo cenário
Imagem principal sobre o Quais documentos ter em mãos no momento de parcelar a conta de luz?
Logo E-Investidor
Quais documentos ter em mãos no momento de parcelar a conta de luz?
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: quando o programa estará disponível para adesões?
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: quando o programa estará disponível para adesões?
Imagem principal sobre o 5 gestoras de fundos e um segredo: o que as melhores assets do Guia FGV 2025 têm em comum
Logo E-Investidor
5 gestoras de fundos e um segredo: o que as melhores assets do Guia FGV 2025 têm em comum
Imagem principal sobre o Geladeira cheia gasta mais energia? Entenda
Logo E-Investidor
Geladeira cheia gasta mais energia? Entenda
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: quando será feito o depósito da restituição de outubro de 2025?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: quando será feito o depósito da restituição de outubro de 2025?
Últimas: Tempo Real
Calendário econômico: terça-feira (28)
Tempo Real
Calendário econômico: terça-feira (28)

Mercado de trabalho no México e decisão do BC chileno marcam a terça-feira

28/10/2025 | 04h00 | Por Rafaela Navarro
Lucro da Neoenergia (NEOE3) sobe 10% no 3T25 e investimentos já atingem R$ 7,6 bilhões no ano
Tempo Real
Lucro da Neoenergia (NEOE3) sobe 10% no 3T25 e investimentos já atingem R$ 7,6 bilhões no ano

Confira os números do balanço divulgado pela companhia nesta segunda-feira (27)

27/10/2025 | 20h27 | Por Ludmylla Rocha
Equatorial (EQTL3) amplia energia distribuída e reduz perdas no 3T25; confira a prévia dos dados operacionais
Tempo Real
Equatorial (EQTL3) amplia energia distribuída e reduz perdas no 3T25; confira a prévia dos dados operacionais

Número de consumidores atendidos aumentou 2,4%, totalizando 14.670 mil unidades consumidoras

27/10/2025 | 19h36 | Por Danielle Fonseca
Fitch reafirma nota máxima para Eneva (ENEV3) e destaca forte geração de caixa
Tempo Real
Fitch reafirma nota máxima para Eneva (ENEV3) e destaca forte geração de caixa

Companhia dispõe de 18 usinas térmicas, sendo 2 em construção, um complexo solar e reservas de gás natural

27/10/2025 | 19h26 | Por Crisley Santana

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador