Investidores de bônus em Tóquio resistiram nesta quarta-feira (22) à tentativa do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) de tentar levar para baixo os retornos dos bônus, o que ilustra a expectativa deles por uma mudança na política monetária.
Leia também
Pelo segundo dia seguido, o juro do bônus de 10 anos do governo japonês rompeu brevemente a marca de 0,5% do BC, ao chegar a 0,505%, segundo a Quick, para então retornar a 0,5%.
O BoJ voltou a comprar bônus para levar os preços para cima e para baixo os retornos. Como já fez recentemente, ele também ofereceu empréstimos de baixo custo de cinco anos a bancos comerciais, que podem usar esses empréstimos para comprar bônus do governo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Analistas descreveram os passos como um apoio crucial para o limite de 0,5%, que segundo eles deve ser elevado ou mesmo descartado neste ano. O estrategista Takahiro Sekido, do MUFG Bank, disse que os investidores esperam algum tipo de mudança na política, mas complementou que ainda não está claro o que pode ocorrer.
Membro do conselho do BoJ, Naoki Tamura afirmou na quarta-feira acreditar que o BC terá de revisar sua estrutura de relaxamento e a meta de inflação. Tamura também disse que é apropriado manter a política monetária relaxada por enquanto, mas as declarações mostraram simpatia com aqueles de fora do banco central que acreditam que o limite ao retorno dos bônus é um passo anormal, que precisa ser encerrado em algum momento.
Indicado para ser o próximo presidente do BoJ, Kazuo Ueda deve falar na Câmara Baixa do Parlamento na sexta-feira.
Fonte: Dow Jones Newswires.
Publicidade