A política monetária começa a apresentar seus efeitos na atividade econômica, com desaceleração na criação de postos de trabalho. A avaliação é da economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, após a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de outubro.
Leia também
No mês, o Caged registrou saldo de 159.454 postos formais, inferior às 259.509 vagas criadas no mesmo período do ano passado. “O impacto defasado da política monetária chegou e chegou com força, pela alta dos juros no mercado”, avalia Vitória. “O Banco Central parou de subir os juros, mas como a inflação começa a cair, os juros reais vão ficando maiores. Quando vemos as taxas reais e as taxas prefixadas e de longo prazo, vemos condições financeiras mais apertadas”, completa.
A economista acredita que a tendência de desaceleração nas vagas criadas deve seguir nos próximos meses. O Inter tem previsão de criação de 2,5 milhões de vagas para o Caged de 2022, mas deve revisar o número para baixo após a divulgação dos resultados de outubro. Para 2023, Vitória espera saldos menores do Caged no primeiro trimestre do ano, refletindo efeitos da política monetária na atividade e desaceleração da demanda global.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Inter espera crescimento de 0,6% para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, seguido por resultado estável no quarto trimestre, com viés de baixa pelos indicadores mais fracos do que o esperado. A previsão do banco para o PIB de 2022 por ora segue em 2,9%. A projeção do PIB de 2022 é de crescimento de 0,5%.