Após alcançar a marca de 5 milhões de clientes, a conta global do Inter prepara o terreno para a expansão geográfica e da carteira de serviços. Já disponível nos Estados Unidos, onde conta com 300 mil usuários, o banco digital agora introduz o Super App financeiro na Argentina e estuda a viabilidade de outros mercados na América Latina e Europa.
No terceiro trimestre, a conta global tinha US$ 2 bilhões em ativos sob custódia (AuC), um avanço de 25% em relação ao volume registrado três meses antes. Há um ano, o AuC era de US$ 1,5 bilhões com um total de 3,6 milhões de clientes.
“Nossa meta é ser um banco global”, afirma o diretor de operações internacionais do Inter, Cassio Segura. “O objetivo é oferecer em nosso Super App Financeiro Global um ambiente em que as pessoas possam realizar transações de uma maneira simples na língua delas”, acrescenta.
A plataforma reúne serviços como conta em dólar, cartão de débito e crédito, investimentos globais a partir de US$ 5 e até crédito imobiliário nos EUA. O banco também estuda a possibilidade de incluir uma vertical de seguros, de acordo com Segura.
Na linha de soluções de concorrentes como Wise e Nomad, os viajantes continuam sendo um público central para a estratégia da Global Account. Mas o Inter tem mirado também investidores e trabalhadores autônomos que prestam serviços para empresas no exterior.
Pequenos exportadores também se tornaram um segmento relevante para o negócio e, hoje, 25 mil empresas brasileiras têm a conta, conforme Segura. “Nenhum outro banco oferece um ecossistema tão completo como o Inter tem”, garante.
Expansão do Inter na Argentina
O próximo passo no plano de expansão da conta global é o desembarque na Argentina. O Inter firmou acordo com o grupo financeiro argentino Bind, que oferecerá a infraestrutura como Banking as a Service (Baas) no país.
A justificativa do Inter é a de que o argentino está culturalmente mais habituado a investir no exterior, em uma economia altamente dolarizada. O foco será buscar um público de média renda interessado em diversificar a carteira. “Seremos o primeiro player global na Argentina a oferecer investimentos em dólar a partir de US$ 5”, destaca Segura.
A entrada no país vizinho também acompanha um movimento de maior entusiasmo do setor financeiro com as reformas macroeconômicas implementada pelo presidente argentino, Javier Milei. Em agosto, a imprensa local chegou a revelar que o Nubank estaria estudando a compra do Brubank, maior banco digital da Argentina, com 4 milhões de clientes.
Produto para a Copa
No processo de internacionalização, depois de EUA e Argentina, o banco digital afirma que deve priorizar os mercados latino-americanos e, em seguida, Europa. Antes, o Inter promete continuar expandido a oferta de produtos. A instituição está lançando o “Meu Porquinho Rumo ao Hexa”, um recurso que permite ao cliente poupar com o objetivo de se organizar financeiramente para a Copa do Mundo do ano que vem, na América do Norte.