Últimas notícias

Banco Mundial mantém previsão sobre PIB do Brasil em 2023 e 2024

Os números estão no relatório Perspectivas Econômicas Globais e repetem o estimado seis meses atrás

Banco Mundial mantém previsão sobre PIB do Brasil em 2023 e 2024
Foto: Pixabay

O Banco Mundial reafirmou nesta terça-feira (10) sua projeção de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve avançar 0,8% neste ano e 2,0% em 2024. Os números estão no relatório Perspectivas Econômicas Globais e repetem o estimado seis meses atrás. Para o ano de 2022, a instituição acredita que a economia brasileira tenha crescido 3,0%, quando anteriormente havia projetado alta de 1,5% neste caso.

As taxas de juros elevadas restringem os investimentos e o Brasil também enfrenta “desaceleração do crescimento das exportações”, afirma o Banco Mundial. Em outro trecho do relatório, ele comenta que as condições climáticas “têm sido favoráveis” para a safra de soja no País, enquanto na Argentina uma seca prolongada prejudica a produção de trigo.

O Banco Mundial qualifica a desaceleração em andamento no Brasil como “acentuada”, com forte contração do investimento em 2023, em quadro de alta nos juros pelo banco central local para conter a inflação. A instituição ainda afirma que a incerteza sobre a perspectiva da política fiscal é “mais um vento contrário” para a confiança dos negócios e os investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As exportações do Brasil devem crescer mais lentamente que nos últimos anos por causa da desaceleração no crescimento da demanda por commodities não energéticas”, diz o relatório. Já o gasto do consumidor deve ser “um pouco apoiado” em 2023 por transferências fiscais e cortes tributários adotados no ano passado, a fim de compensar “os preços de alimentos e combustíveis em disparada”. O Banco Mundial diz ainda que o crescimento no investimento deve ter “alguma aceleração”, e que a melhora na demanda global apoia o crescimento das exportações.