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Quais os bancos com maior número de reclamações no terceiro trimestre?

Ranking foi divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira (31)

Por Beatriz Rocha

31/10/2023 | 18:40 Atualização: 31/10/2023 | 18:40

Banco Central. ( Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Banco Central. ( Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O conglomerado formado pelo BTG Pactual e pelo Banco Pan foi novamente o banco brasileiro com maior número de reclamações em levantamento do Banco Central. O ranking, divulgado nesta terça-feira (31), traz dados do terceiro trimestre de 2023 e engloba as quinze maiores instituições financeiras do País em número de clientes.

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A análise leva em conta o número de queixas consideradas procedentes e o total de usuários de cada banco. Quanto maior for a pontuação, pior é o desempenho da instituição no ranking. O conglomerado BTG Pactual/Banco Pan, por exemplo, ficou com nota 38,41, recebendo 867 reclamações no período, em uma base de clientes de mais de 22,5 milhões.

No segundo trimestre deste ano, o conglomerado já havia liderado o ranking. Na época, a nota da instituição foi de 43,58, com 1.004 queixas. Considerando o período entre janeiro e março de 2023, a instituição também recebeu a pior nota, de 71,87, com 1.608 reclamações.

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No levantamento atual, o Bradesco ficou em segundo lugar entre as instituições com maior número de reclamações. A nota da instituição foi de 29,02, recebendo mais de 3 mil queixas em uma base de 105 milhões de clientes. Banco Inter vem na sequência, com nota 24,91 e 693 reclamações, contando com 27,8 milhões de usuários.

Entre as melhores avaliadas do ranking, estão o Ame Digital, com nota 1,67, o Nubank, com 8,44, e o conglomerado Mercado Crédito, com 8,68. A Caixa Econômica Federal, instituição com maior número de clientes entre as listadas, teve o sexto melhor desempenho, com nota 11,58. Ao todo, o banco recebeu 1.750 reclamações, tendo mais de 151 milhões de usuários.

Entre as principais queixas registradas no período, estão irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.178 reclamações) e à cobrança irregular de tarifa relacionada à conta ou serviços acessórios (788 reclamações).

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