Últimas notícias

BC da Coreia do Sul pode voltar a elevar juros este ano, diz presidente

Segundo Lee, a atual configuração da política monetária parece acomodatícia demais, diante da sólida recuperação econômica do país

(Estadão Conteúdo) – O banco central da Coreia do Sul, conhecido como BoK, está se preparando para voltar a elevar juros neste ano, à medida que a economia do país se recupera em ritmo mais forte do que se esperava.

O presidente do BoK, Lee Ju-yeol, disse nesta quinta-feira que está considerando aumentar juros “dentro deste ano”, ressaltando que o momento exato e ritmo de aperto monetário dependerão das condições econômicas.

O BC sul-coreano tem mais quatro reuniões de política monetária previstas este ano, em julho, agosto, outubro e novembro.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Lee, que falou durante coletiva de imprensa, reafirmou que planeja uma “saída ordenada” da atual política acomodatícia, mas adotou tom mais “hawkish” – favorável à retirada de estímulos – do que antes, ao dizer que um ou dois aumentos de juros “não podem ser vistos como austeridade econômica”.

Segundo Lee, a atual configuração da política monetária parece acomodatícia demais, diante da sólida recuperação econômica da Coreia.

O BoK tem mantido seu juro básico na mínima histórica de 0,50% desde maio de 2020 para sustentar o crescimento econômico, que foi gravemente afetado pela pandemia de covid-19.

No mês passado, o BoK elevou sua projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) sul-coreano em 2021, de 3% para 4%.