A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Fernanda Guardado, afirmou nesta terça-feira (16) que existe “certa preocupação” com a volatilidade que os criptoativos podem trazer ao sistema financeiro, mas não para agora.
Leia também
Em webinário promovido pela Aberj, ela afirmou que os criptoativos são vistos mais como um ativo financeiro e um investimento pelos brasileiros em meio à busca por ativos no exterior.
“Há uma certa preocupação com os impactos que a volatilidade desses ativos podem trazer diante de uma demanda muito grande, de um avanço muito grande dentro de balanços de fundos, e portfólios e bancos no tempo, não agora”, afirmou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Sem especificar a moeda, Guardado afirmou que um volume de 20 bilhões já é observado em criptoativos detidos por brasileiros. Segundo dados até setembro do BC, o estoque total já alocado historicamente pelos brasileiros em criptoativos é de 12 bilhões de dólares.
Sobre a moeda digital brasileira, ela afirmou que a CBDC ainda está em fase embrionária e que o BC quer tocar o tema “com bastante cuidado”.