Últimas notícias

Visco: apertaremos política monetária de maneira gradual, não lenta

O dirigente disse que a região não enfrenta um quadro de pressão de demanda, como ocorre em outras economias

Visco: apertaremos política monetária de maneira gradual, não lenta
Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt 05/01/2022 REUTERS/Kai Pfaffenbach

Integrante do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Ignazio Visco afirmou, nesta segunda-feira, que a instituição apertará a política monetária de maneira gradual, mas que isso não significa que o processo será lento.

Em entrevista à Bloomberg TV, o dirigente evitou se comprometer com uma previsão para o próximo encontro e explicou que as decisões serão tomadas a cada reunião.

Visco, que é presidente do Banco da Itália, informou que a decisão por subir juros em 50 pontos-base, na semana passada, não foi difícil. Segundo ele, o ajuste foi justificado pela persistente escalada da inflação na zona do euro, diante da persistência da guerra na Ucrânia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O dirigente acrescentou que a região não enfrenta um quadro de pressão de demanda, como ocorre em outras economias, e que o aumento das taxas básicas deve se contrapor aos riscos.

Visco ressaltou ainda que o Instrumento de Proteção de Transmissão (TPI, na sigla em inglês), criado para conter as divergências nos custos de empréstimos dos países, visa ajudar o BCE a evitar movimentos “desordenados” nos mercados financeiros.

De acordo com ele, o programa se faz necessário pelo fato de o bloco não ser uma união bancária e fiscal completa. “O BCE terá autonomia para decidir quando intervir”, garantiu.

No entendimento de Visco, o spread atual entre os juros dos títulos soberanos de Itália e Alemanha está em um nível muito mais alto que o justificado pelos fundamentos econômicos. “Isso ainda é algo que tem a ver com a incerteza que o mercado enxerga em relação às políticas”, explicou. “O mais importante para a Itália é manter a habilidade de retornar a uma taxa de crescimento maior do que a que temos registrado nos últimos 15 anos”, enfatizou.