Últimas notícias

BCE: próxima elevação de juros poderá ser de 25 ou 50 pontos-base

Em junho, a taxa anual de inflação ao consumidor da zona do euro atingiu o nível recorde de 8,6%

BCE: próxima elevação de juros poderá ser de 25 ou 50 pontos-base
Sede do BCE em Frankfurt 23/01/2020 REUTERS/Ralph Orlowski

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Eslováquia, Peter Kazimir disse nesta sexta-feira que a próxima alta de juros do BCE poderá ser de 25 ou 50 pontos-base, a depender da avaliação de seu comitê de política monetária.

Ontem, o BCE elevou seus juros básicos em 50 pontos-base, no primeiro aumento desde 2011, surpreendendo analistas que previam um ajuste inicial de 25 pontos-base.

“O tanto que elevaremos os juros em setembro e nas próximas reuniões será determinado por desdobramentos econômicos na zona do euro e em outras partes”, afirmou Kazimir, em comunicado divulgado no BC eslovaco. “Desta forma, é possível esperar um aumento de 25 ou 50 pontos-base”, acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda no comunicado, Kazimir ressaltou que as informações colhidas pelo BCE nas últimas seis semanas convenceram “muitos”, incluindo ele mesmo, da necessidade de começar o processo de aumento de juros “de forma agressiva”. “Trata-se do início de uma série de passos similares necessários para conter riscos inflacionários”, disse.

Em junho, a taxa anual de inflação ao consumidor da zona do euro atingiu o nível recorde de 8,6%, ainda impulsionada pelos efeitos da guerra da Rússia na Ucrânia. A meta de inflação do BCE é de 2%.