Últimas notícias

Binance é processada por investidor após colapso de stablecoin

Jeffrey Lockhart disse que a Binance anunciou falsamente o Terra USD como lastreada em moeda fiduciária

Binance é processada por investidor após colapso de stablecoin
(FOTO:REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo)

A Binance e seu presidente foram processados ​​nesta segunda-feira por um investidor que alega que a corretora de criptomoedas vendeu falsamente o Terra USD como um ativo seguro antes do colapso do valor da stablecoin no mês passado.

No processo contra a exchange e o presidente-executivo, Brian Shroder, Jeffrey Lockhart disse que a Binance anunciou falsamente o Terra USD como lastreada em moeda fiduciária, quando na verdade era um título não registrado.

Lockhart disse que a falha da Binance em se registrar como uma bolsa de valores limita a divulgação sobre os ativos negociados na plataforma, prejudicando os investidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A Binance nos Estados Unidos lucra com cada negociação e, portanto, tem um forte incentivo para vender ativos digitais, independentemente de sua conformidade com as leis de valores mobiliários”, escreveu Lockhart no processo aberto no tribunal federal de San Francisco. “Do ponto de vista da Binance, quanto menos divulgação, melhor.”

Um porta-voz da Binance disse que ela está registrada no FinCEN – um grupo de autorregulação do setor financeiro – e em conformidade com todos os regulamentos aplicáveis.

“Essas afirmações não têm mérito e nos defenderemos vigorosamente”, disse o porta-voz, acrescentando que a exchange vai excluir o Terra USD, decisão tomada antes do processo.

Lockhart está tentando mover uma ação de classe junto com outros investidores que compraram o Terra na Binance.

O processo ocorre após um grupo de senadores dos EUA ter proposta na semana passada uma lei para que a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) seja a principal reguladora de criptomoedas, não a Comissão de Valores Mobiliários (SEC).

Publicidade

A CFTC é geralmente vista como mais amigável em relação às criptomoedas, após a SEC dizer que os ativos digitais devem ser vistos como títulos.

As criptomoedas seguem em queda na segunda-feira, com o bitcoin atingindo o piso em 18 meses e o ether caindo até 18%.