Publicidade

Tempo Real

Consumidores pretendem gastar mais na Black Friday deste ano, diz pesquisa

Levantamento também mostra o e-commerce como preferência de compra de 98% dos usuários

Consumidores pretendem gastar mais na Black Friday deste ano, diz pesquisa
Foto: Pixabay.

Uma pesquisa realizada pela Méliuz em agosto registrou a intenção de compra para a Black Friday com mais de mil usuários da sua base. O estudo revelou que os consumidores pretendem gastar 62% a mais nesse evento de descontos na comparação com o ano passado.

Os dados mostram que 95,2% dos entrevistados estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras em 2023. Destes, apenas 66% afirma ter comprado na Black Friday de 2022, que apresentou queda de 23% no faturamento.

Além disso, 32% dos participantes devem gastar mais de R$ 1.000 nesta edição, 62% a mais que o ticket médio da Black Friday 2022, segundo pesquisa da Confi.Neotrust.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os itens de desejo em destaque na lista dos consumidores estão nas categorias de Eletrônicos e Informática (49,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (44,8%), Roupas (30,8%), Acessórios e Calçados (27,7%) e Perfumes e Cosméticos (21,5%).

Já entre os usuários que não buscam por itens de desejo, 18,3% quer substituir itens mais antigos ou repor itens que deixaram de funcionar, 8,1% pretende antecipar a compra de presentes para o Natal e 7,9% vai estocar produtos de uso recorrente.

A pesquisa da Méliuz também mostra o e-commerce como preferência de compra de 98% dos usuários ouvidos, que destacam melhor preço (87,2%), comodidade (82,4%) e a crença de que as promoções da data são melhores nas lojas on-line do que nas lojas físicas (51%) como principais motivos para essa escolha.

Esses números se justificam para além do preço promocional, já que os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são alguns benefícios como o cashback (22,4%), frete grátis (10%) e parcelamento sem juros (3,7%).

O pagamento mais popular entre os respondentes da pesquisa é o cartão de crédito parcelado, que conquista a preferência de 72,3% dos usuários. Outras alternativas são o cartão de crédito à vista (15,2%), Pix (8,8%), cartão de débito (1,7%) e boleto bancário (1,1%).

Antecipação da Black Friday

Em 2022, mesmo com a queda nas vendas do evento na semana tradicional, o período anterior – entre outubro e novembro – registrou alta de 8% em relação a 2021 de acordo com dados da Ebit/Nielsen. Assim, essa fase de preparação da Black Friday pode conter bons resultados para o varejo.

Publicidade

Segundo a Méliuz, 38,3% dos respondentes acha que as promoções começam a valer a pena durante todo o mês de novembro e 15% considera as promoções boas para comprar já no mês de outubro.

Os usuários que  já começaram a acompanhar os preços dos produtos que pretendem comprar registram 39,2% dos entrevistados. Apenas 6,6% afirmou não ter o costume de realizar pesquisa de preço para comprar na Black Friday.

Web Stories

Ver tudo
<
Adeus ar-condicionado! Conheça 2 truques para suportar o calor de forma econômica
10 restaurantes renomados para comer por até R$ 90 em São Paulo
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2798 de hoje, terça-feira (19)
Black Friday: 5 melhores sites para fazer compras com bons descontos
Quanto seria o seu lucro se tivesse investido R$ 1 mil no Nubank na época do IPO?
Neymar paga R$ 314 milhões em cobertura de luxo; veja os itens mais caros do jogador
6 dicas de como economizar nas compras de fim de ano
Quanto custa ser dono de um time de futebol?
Investimentos: como obter renda de R$ 15 mil investindo em FIIs?
Por que a inflação está subindo e o que os juros têm a ver com isso?
Como calcular o décimo terceiro salário de maneira simples?
13º salário: primeira parcela já foi paga?
>