Comportamento

Pesquisa sobre inadimplência no Brasil revela recorde histórico. Veja

Levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra como os juros punem os brasileiros endividados

Pesquisa sobre inadimplência no Brasil revela recorde histórico. Veja
Foto: Envato Elements

Um novo levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) revelou que 30% dos brasileiros entrevistados assumiram que não conseguiram pagar suas contas em agosto. Além disso, 12% admitiram que não terão condições de pagar todas as dívidas no mês de setembro, sendo o maior índice da história, que começou em 2010.

Enquanto a inadimplência – situação de dívidas já vencidas sem pagamento – aumentou, o endividamento – compromisso em aberto, como o parcelamento – caiu quase um ponto porcentual em agosto na comparação com julho (78,1%), ficando em 77,4%.

De acordo com a pesquisa, os principais responsáveis pela inadimplência são os juros altos. O tipo de dívida que mais apareceu no levantamento foi a do cartão de crédito, com 85% do total, seguido dos carnês, que correspondem a 17% da causa de endividamento dos brasileiros.

Segundo Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, o brasileiro precisa ser mais prudente na hora de contratar créditos, sem se endividar, porque o custo dessa dívida pode ficar ainda mais alto.

“É necessário ter cautela e, quando for inevitável usar essa dívida, aí, sim o brasileiro deve se programar e buscar a melhor opção diante das alternativas. Não tenha medo de negociar, busque o credor e analise todas as possibilidades para evitar cobranças ainda maiores no futuro”, aconselha.