Publicidade

Últimas notícias

BoE: autoridades devem acelerar trabalho para regular criptoativos

John Cunliffe ponderou que, mesmo com o recente colapso, os criptoativos não representaram um risco sistêmico

BoE: autoridades devem acelerar trabalho para regular criptoativos
Países europeus temem que anonimato das criptomoedas possa ser usado como brecha às sanções (Foto: Envato)

Por Letícia Simionato – Integrante do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE), John Cunliffe afirmou hoje que autoridades devem acelerar o trabalho para implementar uma regulamentação eficaz sobre o uso de criptoativos.

Tecnologias cripto oferecem a perspectiva de inovação e melhoria nas finanças. Mas, para ser bem-sucedida e sustentável, a inovação precisa acontecer dentro de uma estrutura na qual os riscos são gerenciados”, destacou, durante discurso no Eden Hall, the British High Commissioner’s Residence in Singapore.

Cunliffe argumentou que ativos financeiros sem valor intrínseco valem apenas o que o próximo comprador pagará. Dessa forma, segundo ele, são inerentemente voláteis, muito vulneráveis ao sentimento e propensos ao colapso.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A maioria dos criptoativos em circulação hoje provou ter oscilações muito erráticas de valor – em ambas as direções – como pode ser visto nas evidências dos últimos meses”, afirmou. “A lição que tiro do ‘inverno cripto’ é que os reguladores precisam continuar com o trabalho de trazer o uso de criptoativos dentro do perímetro regulatório”, completa.

O banqueiro central ponderou que, mesmo com o recente colapso, os criptoativos não representaram um risco sistêmico. “A questão interessante para os reguladores não é o que acontecerá ao lado do valor dos criptoativos, mas o que precisamos fazer para garantir que esses desenvolvimentos possam acontecer sem gerar riscos sistêmicos”, ressaltou.

Web Stories

Ver tudo
<
>