Últimas notícias

BoE: queda das criptomoedas mostra necessidade de regulação mais dura

A estabilidade financeira em geral não está ameaçada, mas o BoE advertiu que "riscos sistêmicos" cresceriam

BoE: queda das criptomoedas mostra necessidade de regulação mais dura
Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) advertiu nesta terça-feira que quedas recentes entre as criptomoedas, que perderam mais de US$ 2 trilhões em valor, ilustram a necessidade de regulações financeiras mais rígidas. O BC do Reino Unido também afirmou que o movimento expôs vulnerabilidades dos mercados de criptoativos que lembram ondas anteriores de turbulências financeiras.

A volatilidade extrema nos mercados de criptoativos, inclusive entre as chamadas stablecoins, levou a vendas relâmpago e amplificou as quedas nos preços, afirmou o BoE, em seu mais recente relatório de estabilidade financeira.

A estabilidade financeira em geral não está ameaçada, mas o BoE advertiu que “riscos sistêmicos” cresceriam, conforme as criptomoedas tornam-se mais vinculadas com o sistema financeiro mais amplo, e pediu “estruturas regulatórias e de aplicação da lei aprimoradas”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em entrevista coletiva, o vice-presidente para estabilidade financeira do BoE, Jon Cunliffe, disse que a tecnologia “não muda as leis da economia e das finanças e os riscos”. Segundo ele, é preciso haver agora um sistema regulatório “que irá gerenciar esses riscos no mundo cripto do mesmo modo que nós os gerenciamos no mundo convencional”.

Com informações da Associated Press.