Os mercados acionários da Europa exibem baixas, nas primeiras horas de negócios desta terça-feira. A disseminação da covid-19 pelo continente e seus potenciais efeitos na atividade seguem como preocupação. Além disso, investidores monitoraram dados do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da Alemanha, da zona do euro e do Reino Unido.
Leia também
Às 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em queda de 1,24%, em 479,46 pontos.
Na agenda de indicadores, o PMI composto da zona do euro subiu de 54,2 em outubro a 55,8 em novembro, na leitura preliminar informada mais cedo pela IHS Markit. Analistas previam queda a 53,2. O relatório da consultoria, porém, diz que a perspectiva para a região “recuou à mínima em dez meses, diante de renovadas preocupações com a covid-19 e problemas pendentes na oferta”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Alemanha, o PMI composto avançou de 52,0 em outubro a 52,8 na prévia de novembro, puxado pela alta no setor de serviços. No Reino Unido, o PMI composto caiu a 57,7 na preliminar do mês atual, mas veio acima da expectativa dos analistas, de 57,5.
As bolsas europeias chegaram a reduzir um pouco suas perdas após o dado, mas o quadro seguiu negativo. As preocupações com a covid-19 seguem em foco. Além disso, o petróleo cai, o que tende a pressionar ações do setor. BP tinha baixa de 0,25% em Londres, Eni cedia 0,63% em Paris e Iberdrola recuava 1,17% em Madri, por exemplo.
Ainda na agenda de hoje, haverá alguns discursos de dirigentes do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) – inclusive do presidente, Andrew Bailey – e também do Banco Central Europeu (BCE).
Às 6h56 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,38%, Frankfurt recuava 1,09% e Paris tinha baixa de 0,84%. Milão operava em queda de 1,21% e Lisboa caía 1,11%. No câmbio, o euro subia a US$ 1,1260 e a libra tinha baixa a US$ 1,3379.
Publicidade