Últimas notícias

Bolsas da Ásia fecham em alta com ata do Fed, mas Ucrânia preocupa

Bolsas da Ásia fecham em alta com ata do Fed, mas Ucrânia preocupa
Resultados das principais bolsas da Ásia. Reuters/Aly Song

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, um dia após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) falhar em trazer novidades em sua última ata de política monetária, mas com o apetite por risco ainda comprometido por desdobramentos da crise envolvendo Ucrânia e Rússia.

O índice Hang Seng subiu 0,30% em Hong Kong, a 24.792,77 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 0,53% em Seul, a 2.744,09 pontos, e o Taiex registrou ganho de 0,20% em Taiwan, a 18.268,57 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto teve alta apenas marginal, de 0,06%, a 3.468,04 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto se valorizou 0,23%, a 2.302,16 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em ata de sua última reunião de política monetária, o Fed reiterou ontem que pretende tomar ações mais decisivas para combater o salto da inflação nos EUA, mas não estabeleceu metas claras. Para Yeap Jun Rong, estrategista de mercado da IG, o documento mostrou “falta de compromissos claros sobre o tamanho de (futuras) altas de juros e redução do balanço” de ativos. Isso, acredita ele, sugere que a postura do Fed pode ser “menos hawkish do que se imaginava”.

A exceção na Ásia hoje foi a bolsa japonesa, que ficou no vermelho em meio às incertezas das tensões entre ucranianos e russos. O Nikkei caiu 0,83% em Tóquio, a 27.232,87 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o pregão em tom positivo, mas bem aquém das máximas do dia, diante das dúvidas que persistem no Leste Europeu. O S&P/ASX 200 avançou 0,16%, a 7.296,20 pontos, depois de chegar a subir 1% durante os negócios de hoje.