Tempo Real

Bolsas da Ásia vão atrás de ganhos recordes em NY; Tóquio sobe 1%, mas Hong Kong cai

Ações ligadas à tecnologia ocuparam lugar de destaque nesta terça-feira (18)

Bolsas da Ásia vão atrás de ganhos recordes em NY; Tóquio sobe 1%, mas Hong Kong cai
Edifício Kabuto One, em Tóquio. (Imagem: Ned Snowman em Adobe Stock)

As bolsas da Ásia hoje fecharam na maioria com ganhos, na esteira de recordes dos índices S&P 500 e Nasdaq na segunda-feira (17) em Nova York. Ações ligadas à tecnologia se saíram bem em algumas das praças asiáticas.

Em Tóquio, o índice Nikkei registrou alta de 1,00%, em 38.482,11 pontos, nesta terça-feira (18). Ações de eletrônicos e tecnologia estiveram entre os destaques do mercado japonês, com o ganho na véspera do Nasdaq como apoio. TDK subiu 6,3% e Fujitsu, 3,1%. Investidores japoneses também aguardavam sinais da economia global, como a inflação na zona do euro e as vendas no varejo dos Estados Unidos.

A Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,46%, em 3.029,85 pontos, liderada por ações ligadas a softwares, e a de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 0,71%, a 1.702,47 pontos. Entre os destaques, iflytek subiu 1,6% e 360 Security Technology, 2,0%. Por outro lado, WuXi AppTec caiu 3,3% e Oppein Home recuou 2,1%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa de Seul, o índice Kospi registrou ganho de 0,72%, em 2.763,92 pontos. Ações ligadas a semicondutores, concessionárias e montadoras se saíram bem no mercado sul-coreano, com compradores estrangeiros como compradores líquidos de papéis. Samsung Electronics e SK Hynix ganharam 2,2% e 5,2%, respectivamente.

A concessionária estatal Korea Gas subiu 4,7%, em um contexto de renovadas esperanças de um plano do governo para explorar petróleo offshore. Hyundai Motor avançou 1,6%, estendendo ganhos pela segunda sessão após sua afiliada conseguir aprovação para o que pode ser a maior Oferta Inicial de Ações (IPO) já feito na Índia.

Bolsas de Hong Kong, Taiwan e Sydney

Em Hong Kong, o índice Hang Seng foi na contramão da maioria e fechou em queda de 0,11%, em 17.915,55 pontos. Neste caso, ações ligadas ao setor de tecnologia estiveram pressionadas, junto com papéis vinculados ao consumo. A bolsa oscilou sem direção clara, após dados mistos da economia da China no início da semana, segundo Sonija Li, diretora de pesquisa no varejo do Maybank Investment Bank.

WuXi AppTec caiu 3,8%, Netease recuou 3.1% e Longfor Group teve baixa de 3,2%. Ainda assim, China Hongqiao subiu 4,4% e Orient Overseas (International) avançou 3,95%.

Em Taiwan, o índice Taiex fechou com ganho de 1,16%, em 22.757,43 pontos.

Na Bolsa de Sydney, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 1,01%, em 7.778,10 pontos, em dia marcado pela manutenção de juros pelo Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês). O mercado acionário australiano manteve os ganhos de mais cedo, após o RBA decidir manter a taxa básica de juros em 4,35%, sem indicar que estaria preparado para reduzi-la em breve. A Capital Economics acredita que o BC da Austrália deve ter discutido alta nos juros, mas avalia que o próximo passo do RBA ao mudar a taxa será um corte, no início de 2025.

Publicidade