Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Ásia: Tóquio rompe marca não vista há 33 anos; otimismo toma conta dos mercados

China reduziu uma de suas taxas de juros e expectativa é de que EUA faça o mesmo nesta quarta-feira (14)

Bolsas da Ásia: Tóquio rompe marca não vista há 33 anos; otimismo toma conta dos mercados
(Foto: Envato Elements)

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira (13) após a China reduzir uma de suas taxas de juros, alimentando esperanças de mais estímulos adiante, e à espera de novos dados de inflação dos Estados Unidos antes da próxima decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O índice acionário japonês Nikkei subiu 1,80% em Tóquio hoje, a 33.018,65 pontos, ultrapassando a marca dos 33 mil pontos pela primeira vez desde julho de 1990, enquanto o Hang Seng avançou 0,60% em Hong Kong, a 19.521,42 pontos, o sul-coreano Kospi teve ganho de 0,33% em Seul, a 2.637,95 pontos, e o Taiex registrou alta de 1,54% em Taiwan, a 17.216,60 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto teve modesto avanço, de 0,15%, a 3.233,67 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 0,62%, a 2.033,79 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O banco central chinês (PBoC) reduziu hoje a taxa de juros de acordos de recompra reversa de sete dias em dez pontos-base, a 1,9%, gerando especulação de que os juros de mais longo prazo poderão ser cortados também. Segundo a Bloomberg, Pequim está considerando um amplo pacote de estímulos, incluindo medidas para impulsionar o setor imobiliário e a demanda doméstica.

Investidores na Ásia e em outras parte do mundo também aguardam os últimos números da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA, que deverão mostrar desaceleração, segundo analistas. Os dados virão um dia antes de o Fed definir suas taxas de juros.

A expectativa é que a autoridade monetária americana deixe seus juros inalterados amanhã (14) pela primeira vez desde março do ano passado, mas uma surpresa para cima do CPI pode levar a um novo aumento das taxas. Ontem, as bolsas de Nova York encerraram o pregão em alta, ampliando ganhos da semana passada, à espera de um CPI benigno e de uma pausa nos juros do Fed.

Na Oceania, a bolsa australiana voltou hoje de um feriado seguindo o tom positivo de Wall Street e da Ásia. O S&P/ASX 200 avançou 0,23% em Sydney, a 7.138,90 pontos.

Publicidade

*Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>